16 de janeiro de 2019

Tarte de amêndoa e cacau saudável


Ainda não tinha cá passado este ano!
Comecei o ano fora do país, a fazer uma coisa que tanto gosto, a passear! E que bem que me soube quase uma semana! Celebrei fora os meus anos com uma amiga! Foi bom, foi diferente!
Espero que este ano seja melhor que o anterior!
Começou aqui com mudanças... uma delas no trabalho que me deixou com menos tempo para aqui vir!
Deixo-vos então uma sugestão de uma sobremesa tão boa, que penso que agrada a (quase) todos, mas numa versão menos pecaminosa!
Eu digo-vos que gostei muito, mas os mais gulosos torceram o nariz, acharam pouco doce!
Espero que gostem e desejo-vos um óptimo 2019.


Ingredientes:
Para a base
- 20g de manteiga de amêndoa
- 1 colher de sopa de cacau
- 1 iogurte natural
- 40g de mel
- 150g de farinha de aveia (sem glúten)
- 25g de farinha de amêndoa
- sal
Para a cobertura:
- 150g de amêndoa laminada
- 60g de manteiga de amêndoa
- 1 colher de sopa de cacau
- 70g de puré de tâmaras
- 70g de leite de amêndoa


Preparação:
Modo tradicional:
1 - Começar a preparar a base, misturando a manteiga de amêndoa com o iogurte e com o mel.
2 - Juntar as farinhas e o sal e misturar bem.
3 - Colocar a massa numa forma forrada com papel vegetal, picar com um garfo o fundo e levar ao forno pré-aquecido anteriormente a 180º durante 15min.
4 - Misturar todos os ingredientes da cobertura num tacho e levar ao lume até caramelizar (depois de levantar fervura deixar alguns minutos sem parar de mexer).
5 - Colocar o recheio sobre a massa e levar ao forno cerca de 20-25min.

Num robot de cozinha/bimby:
1 - Colocar todos os ingredientes da base no copo e misturar 10seg/vel 6.
2 - Colocar a massa numa forma forrada com papel vegetal, picar com um garfo o fundo e levar ao forno pré-aquecido anteriormente a 180º durante 15min.
3 - Para a cobertura colocar todos os ingredientes no copo e programar 8min/90º/velocidade colher inversa.
4 - Colocar o recheio sobre a massa e levar ao forno cerca de 20-25min.


16 comentários:

  1. Coisinhas saudáveis é o que eu devia fazer e comer ihihih
    bjinho

    ResponderEliminar
  2. Fiquei com vontade de fazer e mais ainda de comer!! :-)
    Votos de bom ano.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Deve ser tão bommmm! Vou experimentar. Tenho sempre cacau, amêndoas e tâmaras em casa. :)

    ResponderEliminar
  4. Já me abriu o apetite! Se é saudável podemos abusar😉

    ResponderEliminar
  5. Querida Joana: deve ser tão boa esta tarte! Apeteceu-me logo experimentar.As tuas deliciosas receitas têm esse efeito em mim, rsrs
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Olá, querida Joaninha!

    Parabéns por mais um aniversário teu. Que vivas muitos anos com saúde, paz e amor. Fizeste 20 anos, pois eu sei, pke eu fiz 21 há dias - Risos.

    Fazes sempre ótimas receitas, saborosas e pouco calóricas. Adoro cacau e tarte de amêndoa, mas sou mto criteriosa em relação ao excesso de açúcar, pois a diabetes é uma realidade nos tempos atuais.

    Beijinhos e dias agradáveis, embora o frio não nos dê tréguas.

    ResponderEliminar
  7. Estava já a esquecer: UM FELIZ E PROFÍCUO ANO NOVO!

    Até breve!

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana, o aspeto está ótimo, parece super crocante. Love, love the pictures...Bjs

    ResponderEliminar
  9. Que bela tarte!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  10. Ficou mesmo mt bonita o gosto deve ser super bom bjs

    ResponderEliminar
  11. Tem um aspecto delicioso! Confesso que não sou muito de fazer coisas com amêndoas, mas vou experimentar ^^

    Beijinhos e bom ano 2019
    O blog da Mó | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  12. https://poemasdaminhalma.blogspot.com/
    Olá Joana!
    Dei uma passadinha por aqui, e gostei muito dos seus dotes colinários.
    Tarde de amêndoa, é sempre gostoso e apetitoso saborear... e então com um bom Chá é delicioso. Gostei mesmo!
    Beijinho.
    Luisa

    ResponderEliminar
  13. Hummmm. Amei a postagem!!!

    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Muito obrigada a todos pelos simpáticos comentários.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Tem tão bom aspecto!
    E fiquei mesmo feliz de te ver em NY nos teus anos, fizeste tão bem. Celebrar em grande estilo a fazer o que mais gostas. Que dias tão bons.
    E esta tarte parece perfeita para abrandar nas gordices que ainda tenho em casa!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar