23 de janeiro de 2018

Bolo de pêra, amêndoa e hortelã



Quem não gosta de um docinho com o café?
Eu não resisto, ou como algo que tenha feito ou pelo menos vai um bocadinho de chocolate negro! Sabe tão bem :)
E este foi um bolo, pouco doce, saudável, sem açúcares refinados, sem lactose, sem glúten para que todos possam comer!
Havia muitas pêras na fruteira e saiu este bolinho. E não é que é maravilhoso? :)


Receita baseada em: unconventionalbaker

Ingredientes:
Líquidos:
- 1/2 chávena de mel de laranjeira Quinta de Jugais
- 3 pêras em puré
- 1/3 chávena de leite de amêndoa
- 1/3 chávena de água
- 6 colheres de sopa de manteiga de amêndoa
- 2 colheres de sopa de folhas de hortelã picadas
- 1 colher de sopa de sumo de limão
Sólidos:
- 1 chávena de farinha de amêndoa
- 1/3 chávena de amido de tapioca
- 1/3 chávena de farinha de grão de bico
- 1/3 chávena de açúcar de coco
- 1/2 colher de chá de fermento
- 1/2 colher de chá de bicarbonato
- sal
- 4 colheres de sopa de amêndoa laminada
Para o a cobertura:
- 2 pêras bem maduras (em puré)
- 2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa
- 1/3 chávena de leite de amêndoa


Preparação:
1 - Pré-aquecer o forno a 180º e untar e polvilhar uma forma.
2 - Misturar todos os ingredientes líquidos até a mistura estar cremosa e adicionar-lhe os sólidos (excepto a amêndoa laminada) e misturar bem.
3 - Adicionar as amêndoas laminadas e envolver.
4 - Colocar a massa na forma e levar ao forno cerca de 40-45min. Deixar arrefecer cerca de 15min na forma antes de tirar..
5 - Para a cobertura levar ao lume o puré de pêras com a manteiga de amêndoa e o leite e misturar bem. Deixar arrefecer um pouco e cobrir o bolo.

28 comentários:

  1. Pode sair já uma fatia para mim, de sobremesa :)! Amei

    Beijo e uma excelente semana

    ResponderEliminar
  2. Acho que tenho tudo! Apetece-me mesmo um bolo assim! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Uma receita fantástica que eu já guardei!!!bj

    A Aldeia do Xisto de Gondramaz
    distingue-se pela tonalidade específica
    do xisto que nos envolve da cabeça aos pés:
    https://crocheteandomomentos.blogspot.pt/2018/01/olhares-de-gondramaz.html

    Gosta de goiabada e queijo!? … há uma sugestão aqui:
    https://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2018/01/sabores-queijo-e-goiaba.html

    Para os poetas e poetisas … um poema que se gosta de ler:
    https://mgpl1957.blogspot.pt/2018/01/da-minha-aldeia-alberto-caeiro.html

    E uma sugestão para costurar e bordar … aqui:
    https://asarteiricesdagracinha.blogspot.pt/2018/01/costurando-emocoes.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passando para desejar um fim de semana bem AGRADÁVEL!!!

      Se quiser passear por Gondramaz … uma aldeia de xisto:
      https://crocheteandomomentos.blogspot.pt/2018/01/gondramaz.html

      Se quer uma omolete saudável … veja a receita:
      https://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2018/01/omolete-de-claras.html

      Aqui encontra recantos com que todos sonhamos:
      https://asarteiricesdagracinha.blogspot.pt/2018/01/recantos-de-leitura.html

      E para todos os que apreciam “poesia” … o meu “poetar”:
      https://mgpl1957.blogspot.pt/2018/01/desta-janela.html

      Eliminar
  4. Oi Joana!

    Aparência deliciosa! Com estes ingredientes... Hummmm

    Abraços, Iris

    ResponderEliminar
  5. Um aspeto maravilhoso, e eu que adoro bolos de frutas, a fruta nos bolos é o acuçar muitas vezes preciso.
    esse bolo bem consistente e cheio de sabor de certeza deve estar de comer e chorar por mais mesmo.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  6. Oi Joana bt!
    Achei a combinação dos ingredientes perfeita. Senti até o cheirinho daqui kkk
    Delícia!
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar
  7. Querida Joana: adorei o interior deste bolo, que parece bem apetitoso. Lendo os ingredientes dá para ver que deve ser muito bom e dá para comer sem culpas, o que nos agrada sempre.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Joana, de certeza que é maravilhoso. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá, querida Joana!
    O teu bolo ficou rico, lindo e irresistível!

    Beijos, boa semana ♥

    ResponderEliminar
  10. Com este maravilhoso bolo fiquei com água na boca. Ficou com aspeto bem apetitoso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Além de lindo, deve ser super saboroso, já me estou a imaginar a comer uma fatia e a acompanhar um café! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. Huummm! Deve ser delicioso ^_^
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  13. humm que aspecto delicioso
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Ficou 5 estrelas esse bolinho. Com um interior de babar :)
    bjinho

    ResponderEliminar
  15. Adoro e está com um aspecto magnífico!!!
    Bjs
    http://www.opecadomoraemcasa.eu/

    ResponderEliminar
  16. ficou lindo esse bolo fiquei curiosa em relação á hortelã em bolos nunca comi, que me lembre.
    beijinho

    ResponderEliminar
  17. As pêras funcionam muito bem em bolos, o bolo ficou lindo e a fatia uma verdadeira tentação.
    Seria muito bem vinda para o lanche.

    ResponderEliminar
  18. ficou um bolo mt bonito e essa fatia ela fala por ela gostei mt bjs

    ResponderEliminar
  19. Que bolinho delicioso, Joana! Mesmo a convidar para uma chávena de chá enquanto se trocam dois dedos de conversa. A combinação da pêra e da amêndoa não deixa ninguém indiferente e depois com a frescura da hortelã, só pode ser um bolo delicioso. E lindo! Nessa forma que eu adoro. Vou servir-me de uma fatia. :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Que bolinho mais lindo e com um aspecto de nos deixar com água na boca!
    Beijinho enorme**

    ResponderEliminar
  21. Que lindo Joana! Fiquei muito curiosa com a hortelã (que adoro) no bolo! Tenho que testar muito em breve!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  22. Ficou tão bonito Joana! Por dentro e por fora. UAU!

    Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
  23. Tão lindo Joana! Que pode resistir a isto. Ainda por cima saudável. Eu não bebo café mas aceito com um chazinho oi até com um copo de água. 😂

    ResponderEliminar
  24. Muito obrigada a todos pelos simpáticos comentários.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  25. Quem é que resiste a um docinho? Eu não! E então bolinhos é cá comigo hehe.
    Bolinho mais lindo Joana. Perfeito para um lanche e um chá :)
    Adorei os ingredientes da receita, da cobertura e esse toque da hortelã.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar