23 de outubro de 2017

Koftas com arroz pulao


Na viagem à Ásia tornei-me fã das comidas!
Dos sabores, dos ingredientes, das misturas!
Apesar de não ter estado nunca na Índia e de ser um país que nunca me despertou grande interesse por achar que me iria chocar bastante, neste momento tenho uma certa curiosidade!
A receita veio dum livro que gosto muito e estas bolinhas ficaram maravilhosas, bem como o arroz :)



Receita baseada em: Rick Stein's far eastern odyssey - Beef kofta curry - pag 292

Ingredientes:
Para as koftas:
- 2 colheres de sopa de sementes de coentros
- 1 colher de sopa de sementes de cominhos
- 2 colheres de chá de Garam Massala
- 1 colher de chá de paprica
- 2 colheres de chá de açafrão
- 4 colheres de sopa de óleo de amendoim
- 400g de cebolas
- 25g de alho
- 500g de bife de vaca cortado em pedaços pequenos (sem gordura)
- 4 cardamomos
- 1 pau de canela
- 200g de tomates
- 1 colher de sopa de molho de tomate
- 20 folhas de manjericão
- raspa de 1 limão
- 1/2 pimento vermelho pequeno sem sementes
- 2 chilis abertos, sem sementes
- 200mL de água
- azeite
Para o arroz:
- 25 g de ghee
- 100g de arroz
- 100g de água
- 25g de ervilhas
- 1/2 cebola
- 1 cenoura
- 1 pimento verde pequeno
- 1/2 pimento vermelho pequeno
- 2 dentes de alho
- 2 cardamomos
- 2 folhas de louro
- 1 colher de chá de cominhos
- 1 colher de chá de açafrão
- 1/2 colher de chá de canela
- 1 colher de chá de paprica
- sal
- coentros frescos


Preparação:
Para as koftas:
1 - Triturar as sementes de coentros e de cominhos durante uns segundos até formar um pó. Misturar com o Garam Massala, paprica e açafrão. Reservar.
2 - Colocar o óleo de amendoim num tacho e adicionar as cebolas e o alho picados e deixar durante cerca de 10min, até dourarem. Adicionar as especiarias e o sal e cozinhar por mais 3min. Retirar metade da mistura para uma taça e deixar a restante a arrefecer.
3 - Adicionar a carne à mistura das cebolas já fria, adicionar mais sal e formar bolas (do tamanho de bolas de golfe) (cerca de 20).
4 - Com a restante mistura de cebolas colocar os cardamomos moídos, o pau de canela. os tomates, o molho de tomate, as folhas de manjericão, a raspa do limão, os chilis, o pimento e a água e levar ao lume durante uns minutos. Retirar o pau de canela e triturar ligeiramente.
5 - Numa frigideira com um pouco de azeite colocar as koftas e fritar durante cerca de 2-3min e ir virando para que todas elas fiquem tostadas.
6 - Adicionar o molho de tomate. Tapar a frigideira e deixar cozinhar por 20min.
Para o arroz:
1 - Picar todos os vegetais.
2 - Colocar o ghee num wok e saltear os vegetais picados.
3 - Adicionar os cardamomos moídos, o louro, os cominhos, o açafrão, a canela e a paprica. Misturar bem.
4 - Juntar o arroz e fritá-lo uns minutos. Depois adicionar a água e o sal e deixar cozinhar tapado.
5 - Salpicar com coentros.


18 comentários:

  1. Adoro assim pratos de sabores fortes, com especiarias e cheios de sabor, ficou com um aspeto divinal, então esse arroz, essa cor maravilhosa.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Querida Joana, adoro arroz pulao mas koftas nunca provei. Mas pela lista de ingredientes, pela aparência e sendo que gosto muito deste género de sabores acho que iria gostar. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. O arroz pulao é muito bom! Pelos ingredientes que as koftas levam deve der uma delícia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Vou fazer o arroz o quanto antes pois fiquei curiosa! Nunca comi portanto estou expectante! Tem um aspeto tão bom! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Embora seja completamente apaixonada por alguns países da Ásia, acho que a Índia também me chocaria muito... podemos estar enganadas, mas pelo que tenho lido e visto acho que não... Esse arroz ficou-me debaixo de olho!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  6. Tão bom aspecto e que adoro esses aromas!!
    Adorei a sugestão, beijinhos.
    Ana

    ResponderEliminar
  7. ficou uma segestao mt boa e esse arroz hui que maravilha bjs

    ResponderEliminar
  8. Sou fã de comida indiana ou com inspiração indiana. Que receita maravilhosa Joana, você sempre se superando! <3

    Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
  9. Querida Joana,
    Estas Koftas com toda essa riqueza de ingredientes, e tendo por companhia um arroz também tão exótico; devem ser uma delícia de paladares.
    Os aromas desta gastronomia indiana levam-me de volta a Lourenço Marques (Maputo, onde a comunidade indiana partilhava toda esta sua riqueza. Genuína em temperos e em preparação. Eram realmente indescritíveis. (década de 60). Mas ainda, continua a não se encontrarem por cá, alguns alguns ingredientes que fazem toda a diferença em algumas preparações.
    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
  10. Adoro! Que bom aspecto, adoro a cozinha oriental, uso muitas especiarias, tenho uma receita semelhante de koftas que quero muito experimentar <3

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  11. Oi, Joana!

    Adoraria provar esse prato... Parece delicioso!!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  12. Joaninha, a sua cozinha é de facto fantástica!! Este prato parece excelente:)Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Oi Joana!

    A beleza, a cor, tudo muito convidativo! O sabor dever ser fantástico!

    Abraços, Iris

    ResponderEliminar
  14. Sempre que te vejo a fazer uma receita desse livro do Rick Stein fico sempre maravilhada, e penso porque é que ainda não tenho o livro hehe.
    Adoro experimentar novos sabores à mesa, e adoro koftas (desde que não sejam de borrego) cheias de perfumes. Confesso que tenho curiosidade em relação à Índia, mas uns amigos que já correram quase todo o mundo disseram-me que foi o único país que os desiludiu e que nunca voltariam. Mesmo assim, adoro viajar nesses sabores, pelo menos no prato!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Muito obrigada a todos pelos comentários :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar