16 de outubro de 2017

Pão de quinoa e chia



A cozinha para mim é uma espécie de terapia!
Sinto-me bem a cozinhar, a inventar, a experimentar coisas novas!
Fazer pão é tão bom! Apesar deste não ser daqueles pães em que esperamos para que a massa levede (gosto muito) em que o amassamos é um pão óptimo!
Barrar uma fatia quentinha com manteiga ou com doce sabe tão bem :)


Sendo uma das coisas que adoro fazer e comer, hoje não poderia não participar no Dia Mundial do Pão! Trago uma receita de um pão sem glúten e delicioso (a meu ver!)
Quando fui almoçar no Belcanto (prenda de anos do meu irmão) foi-me servido um pão de quinoa maravilhoso! Sai de lá logo à procura de uma receita!
Esta é simples, prática, rápida e deliciosa! O pão ficou óptimo :)


Receita baseada em: nemacreditoqueesaudavel

Ingredientes:
- 1 chávena de quinoa
- 1/3 chávena de sementes de chia
- 1/3 chávena de chá + 1/2 chávena de chá de água
- sumo de 1/2 limão
- 20g de azeite
- 1 colher de chá de bicarbonato
- 1/2 colher de chá de sal fino
- 2 colheres de sopa de farinha de quinoa
- sementes variadas (linhaça, abóbora, girassol e nozes)


Preparação:
1 - Na noite anterior a fazer o pão colocar a quinoa de molho. Tapar e levar ao frigorífico. Demolhar também as sementes de chia com 1/2 chávena de água e levar ao frigorífico.
2 - Antes de fazer o pão, escorrer bem a água da quinoa, lavá-la bem e deixar escorrer bem a água num coador.
3 - Pré-aquecer o forno a 180º.
4 - Colocar a quinoa, a chia demolhada, 1/3 de chávena de água, o azeite, o bicarbonato, o sal e o sumo do limão num robot de cozinha e triturar até obter uma massa com textura de bolo.
5 - Juntar algumas sementes e envolver.
6 - Colocar a massa numa forma de bolo inglês pequena, forrada com papel vegetal, e por cima colocar mais sementes e frutos secos a gosto. Levar ao forno cerca de 1h.
7 - Retirar do forno e deixar arrefecer um pouco antes de fatiar.


30 comentários:

  1. Já fiz bolo com quinoa mas pão ainda não! Por aqui as opções de farinhas alternativas e saudáveis são muito reduzidas, mas há uns dias quando fui às compras encontrei farinha de quinoa! Fiquei surpreendida pois há outras farinhas mais conhecidas e que ainda não encontro cá, mas a de quinoa apareceu! E vim para casa com 3 pacotinhos. Escusado será dizer que não vou perder a oportunidade de experimentar este pão! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ainda ontem estive para comprar farinha de quinoa! Fica para a próxima vez e estou cheia de vontade de experimentar esta receita!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  3. Aspeto maravilhoso esse pão com essa crosta incrivel, realmente um pão quente com manteiga ou doce torna nos tão felizes.
    O 7 passo da receita é o mais dificil esperar arrefecer um pouco :D queremos logo atacar devido ao cheiro que invade pela cozinha.

    Realmente a frase que está no coisinho é maravilhosa e tem toda a sua razão.

    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Que pão tão bonito e bom! :) Agora que se começa a aproximar a hora do lanche uma fatia barrada com manteiga seria muito bem recebida aqui pelos meus lados. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Que lindo pão. Ainda não usei nem provei quinoa.
    Levo comigo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/10/pao-entracado-com-pesto-e-queijo.html

    ResponderEliminar
  6. Oi Joana, bt!
    Que pãozinho mais delicioso heim amiga. Embora eu nunca tenha experimentado quinoa, tenho certeza de que ia adorar ter uma fatia aqui agora p/o meu lanche. Hummm!
    Bjsss amiga e uma semana de sucesso e abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  7. Sou péssima na cozinha ahhaha Mas amo comer essas comidas assim mais ligth. Aparentemenete a cara neh boa não mas eu particularmente adoro o sabor. É perfeito para um lanche da tarde!!!
    www.feitoporelas.com

    ResponderEliminar
  8. Adoro pão, compro todas as novidades de pão que encontro, mas com quinoa e chia nunca comi.
    Graças à sua deliciosa receita já vou deliciar-me. Tem um aspeto!hummm.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. De certeza que esse pão é irresistível!
    Beijo

    ResponderEliminar
  10. Tem mesmo aspecto delicioso!! Perfeito!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.eu/

    ResponderEliminar
  11. Que pão LINDO Joana! Aqui em casa gostamos muito de fazer pão. Nada melhor do que um pão quentinho saindo do forno, né? Demais essa receita.

    Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
  12. Que lindo teu pão para o Dia Mundial do Pão, fiquei encantada com a apresentação, levo a receita para provar!

    ResponderEliminar
  13. Olá Joana. Que proposta boa e vou ter que experimentar. Um versão saudável e com uma crosta maravilhosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Não faço ideia se gosto, mas não há nada como experimentar!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  15. Querida Joana: ficou um pão lindo e apetitoso. Adorei as sementes por cima e os ingredientes utilizados. Apetece provar a fatia.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  16. Ainda nao usei quinoa em pao , esse alem de lindo tem um aspecto delicioso, adorei.

    ResponderEliminar
  17. Nunca usei quinoa em pão! Tem um aspecto fabuloso Joana, apetece mesmo uma fatia para provar!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  18. Que pão delicioso, adoro pão quentinho com manteiga é irresistível. Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Joana que belo pão! Impossível não ficar com vontade de experimentar depois destas fotos.
    Ainda por cima saudável! Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. OLá Joana, acho que das melhores coisas que deve haver para se fazer em casa é pão. Fica um cheiro espalhado pela casa e,uma fatia de pão quentinho com um pouco de manteiga, é um manjar dos deuses! Sabes que adoro as tuas fotos, e que, como não cozinho nada, é mais por elas que venho cá. Se bem que faço duas ou três receitas que tirei daqui, o que para mim é um recorde! Este pão está com um aspeto simplesmente maravilhoso! beijinho

    ResponderEliminar
  21. Joana, aqui está uma receita que me encanta. Fácil, rápida e cheia de resultados! Adoro pães caseiros, mas não os faço, a não ser que entrem na categoria "não precisa ser amassado" :) cá em casa tudo o que sejam massas para serem amassadas pertencem ao pelouro do pai das crianças, ele sim, adora fazer pão. Mas este que hoje nos trazes, é à minha medida e não resisto a experimentá-lo o quanto antes!

    ResponderEliminar
  22. Olá Joana,
    Seu pão está maravilhoso! Gostei dessa receita. Imagino o cheiro dele assando...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  23. Querida Joana,
    Que sugestão tentadora. Esse pão som todas as sementinhas, deixou-me com fome.
    Adoro pão com sementes e este, pelo aspeto deve estar mesmo uma delícia.
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar
  24. Olá. Prazer em conhecer o seu blogue. Este pão parece-me muito apetitoso.
    Bjs
    (Eu também vivo em Coimbra).

    ResponderEliminar
  25. Como pouco, mas gosto de pão. Gosto demais de quinoa e chia.


    https://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  26. Beautiful photos, wonderful bread! Obrigado por participar da WBD.

    ResponderEliminar
  27. Muito obrigada a todos pelos comentários.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  28. Estão tão bonitas as fotos do teu pão, estás um pró no baking sem glúten.
    Uma vez provei um pão de quinoa e adorei também, mas nunca pus mãos à obra. E adoro fazer pão, mesmo que seja um sem amassar ou levedar, enquanto escrevo a minha mente divaga entre pães saudáveis, e pão com chouriço e pão doce com canela :) É tão bom pensar e ver comida, dá logo vontade de comer!
    Ficou perfeito esse pão, adorei o método de preparação.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar