12 de abril de 2017

Pastéis de lentilhas com alho


E chegou a minha vez de participar no desafio receita saudável promovido pela minha homónima Joana, do Limited Edition. A Joana propõe-nos falar de alimentação saudável!
É sem dúvida um tema de que muito se fala hoje em dia e que gera muita polémica, o que uns consideram saudável outros podem não o considerar e acho que há um abuso no uso da palavra saudável! Por vezes olhamos para os rótulos de coisas ditas de saudáveis e vêm carregadas de porcarias. Vejo no meu trabalho, quando falamos neste assunto há sempre discussão e discórdia!
Para mim a alimentação saudável acaba por ser uma alimentação variada em que tento usar ao máximo produtos biológicos e quando posso dos quintais das avós. Alimentos processados não é de todo uma opção por estes lados (ler os rótulos desses alimentos é por vezes assustador!)! Gorduras tentam ser as mais saudáveis possíveis, bem como os açúcares (o açúcar branco estava empedrenido quando o quis usar da última vez!)
Eu fui forçada a retirar o glúten da alimentação, ou mais especificamente o trigo devido a inchaços e posteriormente diarreias terríveis e tenho-me dado lindamente sem ele, tenho-me sentido muito bem da barriga que andava mesmo irritada com o trigo! Felizmente há tantas farinhas alternativas e agradáveis!
Infelizmente este tipo de intolerância ao trigo/glúten é cada vez mais frequente... para mim devido aos químicos e à maneira como manipulam o trigo! Conheço imensa gente que fica inchada, não com as diarreias... mas com um desconforto enorme! E isso não é bom...
Acho que uma alimentação saudável tem que ter um pouco de tudo, para mim há carne, há peixe e há pratos vegetarianos saudáveis e bons :) Confesso que cada vez a carne é menos usada para estes lados, mas não deixa de o ser!
Para mim a alimentação saudável também começa na infância, em educar as crianças a comer bem, acho que isso é fundamental! Por vezes acabam por se dar porcarias para satisfazer as "birras" dos meninos e isso não é de todo saudável!
Estes pastéis são deliciosos :)
Até o pequeno G. os aprovou!



Receita baseada em: cookrepublic

Ingredientes:
- 1/2 chávena de lentilhas vermelhas
- 1 1/2 chávenas de água
- 2 colheres de sopa de alho picado
- 1/2 cebola roxa picada
- 1 colher de chá de cominhos
- 1 colher de chá de paprica
- 3 colheres de sopa de flocos de aveia sem glúten
- 2 colheres de sopa de molho de tomate
- 1 colher de sopa de coentros secos
- sal
- pimenta preta
- 1/2 colher de sopa de óleo de coco + 1 colher de sopa


Preparação:
1 - Demolhar as lentilhas durante a noite. Remover a água.
2 - Levar as lentilhas ao lume com as chávenas de água durante cerca de 15min (até que a água evapore quase toda). Escorrer o resto da água e deixar arrefecer.
3 - Esmagar a mistura das lentilhas. Adicionar o alho, a cebola, os flocos de aveia, os coentros, o molho de tomate, o óleo de coco e os temperos. Misturar bem. Levar ao frigorífico cerca de 30min.
4 - Colocar o óleo de coco numa frigideira, moldar umas bolinhas e colocá-las na frigideira e deixar cozinhar de ambos os lados.


19 comentários:

  1. Concordo!! Os meus pequenos também têm uma alimentação saudável e nunca se queixam porque sempre foram habituados desde bebés!
    Adorei estes pasteis!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ainda outro dia falava sobre isso com o meu marido, e também já o fiz no blog, quantas vezes compramos coisas que dizem ser saudáveis e depois ao ler os rótulos percebe-se que não é bem assim. Como por exemplo os chocolates sem açúcar, muitos deles não têm o açúcar branco que nós conhecemos mas se formos a ver o rótulo encontramos lá uma série de nomes esquisitos que não são açúcar mas são outro tipo de adoçantes, pouco naturais por sinal. Vejamos o caso do adoçante em pó. Durante muito tempo fez-se crer que era saudável. No final de contas é um produto químico que de saudável não tem nada. Por isso entre este e o açúcar normal venha o diabo e escolha. Cá eu prefiro escolher o açúcar normal! Mas confesso que no início também caí na esparrela! Depois de ler o rótulo é que me apercebi do péssimo produto que estava a usar. É sempre bom andarmos informados. O problema é que o excesso de informação por vezes se transforma em desinformação. Acho que o ideal nisto da alimentação saudável é fazer escolhas sensatas e diversificadas, não abdicar de nada, consumir um pouco de tudo com conta peso e medida dando sempre prioridade aos produtos naturais e menos processados. É apenas a minha visão das coisas e acho que nisso estamos de acordo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. E com isto até acabei por me esquecer de falar nos pastéis! Ficaram ótimos! Tenho de fazer para nós! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Oi, Joana!

    Esses pastéis parecem deliciosos!!! Deram água na boca...

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  5. obrigada pela tua participação, até agora a mais fofa! as mãozinhas do teu primos aí dão aquele toque!! *_* beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Joana, estou totalmente de acordo contigo! :) Quanto aos pastéis tem um aspecto delicioso, não admira nem o pequeno lhes ter resistido! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Olá, minha linda Joana!
    Que mãozinhas tão fofas!
    Ainda bem que existem inúmeras farinhas receitas é o que tbm não faltam e quando
    a gente cria uma e dá certo é uma alegria total.
    Eu não tenho restrição a nenhum alimento, porém gosto de alimentos saudáveis e quando
    vem do próprio quintal melhor ainda.
    A gente se sente mais leve, o organismo reage melhor.
    Delícia de pastéis!

    Beijinhos, Feliz Páscoa junto a sua família! ♥

    ResponderEliminar
  8. Joaninha tens toda a razão no que nos dizes.
    Alimentação saudável tem muito o que se lhe diga, na minha opinião cada um deve alimentar-se de forma a sentir-se bem fisicamente e mentalmente. Os alimentos têm o poder de nos fazer sentir bem ou mal, a escolha é de cada um!
    Estes pasteis estão com um ar super apetecível, yumiii!

    Beijinho enorme princesa*

    ResponderEliminar
  9. Que excelente dica saudável.
    Confesso que nunca experimentei utilizar lentilhas em cozinhados, mas fiquei super curioso com esta receita.

    Ficaram com um excelente aspecto :p

    Boa páscoa

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  10. Faço muitas vezes receitas deste género, são tão boas e versáteis! :-)

    ResponderEliminar
  11. Tenho tanta pena que a minha Joana seja "esquesitinha" com a comida, para mim esta é uma receita a fazer, mas ou faço só para mim, ou ela não come...
    As fotos estão lindissimas.
    Boa Páscoa.
    Pinta

    ResponderEliminar
  12. Querida Joana: ficaram tão lindos estes pastéis e com ingredientes saudáveis ainda são melhores, de certeza.Adorei a mãozinha a retirar um pastel.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  13. Muito lindos e saborosos, com certeza. E se são saudáveis, melhor ainda!!!

    Um beijo! Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
  14. Gosto muito de lentilhas, estes pasteis ficaram muito bonitos e devem ser muito saborosos tenho que experimentar. Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Oi Joana!

    Se o dono destas mãozinhas fofas, aprovou, eu também aprovo! Hehehe Parecem deliciosos!
    Uma feliz e abençoada Páscoa pra você!

    Abraços, Iris

    ResponderEliminar
  16. Que delicia, ficou lindo, ótimo para lanches com a família.
    www.arquivodamoda.com

    ResponderEliminar
  17. Muito obrigada a todos pelos simpáticos comentários.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar