27 de setembro de 2013

Bolo de lima e chocolate

As férias passaram! Ficaram os momentos óptimos :)
Um passeio apaixonante pela cidade de Sevilha, a descobrir cantos, a perder-me no meio de ruas e ruelas estreitas, cada uma mais bonita que a outra, a comer tapas e bocadillos óptimos aconselhados pela nossa querida marmita!
Um descobrir praias quase desertas no Algarve, girissimas, de água transparente e quentinha :) É tão lindo o nosso país!
E claro, um Dom Rodrigo antes de deixar o Algarve!
Não, não é Dons Rodrigos que vos trago, mas sim um bolinho!

prazer a cozinhar - bolo de lima e chocolate

Os domingos são dias fantásticos para me perder na cozinha! Num destes domingos saiu-me um bolo que andava há imenso tempo para experimentar!
É uma maravilha, o facto de não usar farinha deixa-o ficar mesmo cremoso :) Além disso adoro limas e a mistura com o chocolate resulta na perfeição. Uma verdadeira gulodice!

Levo esta receita para o aniversário da Mariana, do receitasparaafelicidade :)

prazer a cozinhar - bolo de lima e chocolate

Receita adaptada de: "Cozinha - O coração da Casa" - Nigella Lawson (pág 281)

Ingredientes (para uma forma de diâmetro de 15cm):
- 100g de chocolate negro
- 50g de manteiga
- 2 ovos
- 100g de açúcar amarelo
- 40g de amêndoa ralada
- 15g de chocolate em pó
- raspa e sumo de 1 lima

prazer a cozinhar - bolo de lima e chocolate

Preparação:
1 – Colocar em banho-maria o chocolate com a manteiga.
2 – Numa taça bater os ovos com o açúcar amarelo.
3 – Adicionar a amêndoa e o chocolate em pó previamente misturados.
4 – Juntar o chocolate derretido anteriormente (passo 1).
5 – Acrescentar a raspa da lima e o sumo dela.
6 – Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 40minutos. O bolo deve ficar firme em cima e mal cozido em baixo.
7 – Retirar do forno e deixar arrefecer.
8 - Desenformar e polvilhar com açúcar em pó.

prazer a cozinhar - bolo de lima e chocolate

29 comentários:

  1. Que delicia¡¡¡¡ tan humedo y jugoso.... ummmmmmmmm, se me hace la boca agua, besitos

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto fabuloso Joana e tão tentadora essa fatia hummm

    obrigada por participares,

    beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Que aspecto fantástico, bem que provava ja uma fatia!

    ResponderEliminar
  4. Joana querida,

    que bolo fantástico tens aqui, o interior deixa qualquer um a babar, húmido e fofo mesmo como eu gosto, o toque da lima certamente confere a este bolo um aroma cítrico delicioso, adorei bastante, levo a receita.

    beijinhos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Bem, as receitas da Nigella são uma tentação :)
    E que perfeito ficou esse bolo, imagino só o sabor!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Convenceste-me totalmente com esta mistura! :-)

    ResponderEliminar
  7. Que passeio maravilhoso, Joana! E, chegou trazendo uma excelente receita.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderEliminar
  8. Querida Joana: que interior tão tentador tem este teu lindo bolo. Lima com chocolate nunca experimentei,mas levo a tua receita pois tenho a certeza que deve resultar na perfeição.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Joana minha querida,
    é muito bom tirar umas férias e o melhor é que vc aproveitou!
    Estou imaginando do sabor deste bolo, adorei a mistura de ingredientes,
    delícia total!

    Bjs, ótimo fds ♥

    ResponderEliminar
  10. Este bolo é fantástico!!! Já o fiz quando estava em Lisboa porque esse livro da Nigella era dos poucos que tinha lá e fui experimentando várias receitas :)
    A combinação de chocolate e lima é maravilhosa! O teu bolo ficou lindo :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Ainda bem que aproveitaste bem as férias, sabem tão bem, fazem tão bem ;) Também tenho este livro e esta receita marcada para fazer, agora fiquei ainda com mais vontade ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Hummm que idéia legal limão com chocolate!!

    ResponderEliminar
  13. Mina querida este bolo ficou fantástico, o sua textura é de fazer crescer agua na boca, e o toque da lima no chocolate deve fazer um contraste delicioso :)

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  14. A textura está uma maravilha e o sabor a lima e chocolate deve ser uma delicia :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Que bem que as férias foram boas! Ando para ir a Sevilla desde que oiço a marmita a falar nela :) talvez no próximo ano consiga lá ir.
    E que bolinho bom!
    Deixas-me a salivar :) Chocolate, lima e amêndoa, perfeito!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Adoro a textura e a mistura de sabores deste teu bolo, Joana! Que delicia!
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Combinação mais que perfeita para um bolinho!!!
    Beijos e tenha uma ótimo domingo!

    ResponderEliminar
  18. Uma ótima sobremesa para
    o domingo, gostoso!!!

    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  19. Lindíssimo bolo e deve ser uma delícia, com essa textura! Onde posso arranjar uma forma destas? Gosto imenso!
    Que boas férias, eu já estou com saudades das minhas ;)
    Beijinhos,
    Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a forma foi no Jumbo ou no Continente!
      E foi bem baratinha :)
      Beijinhos!

      Eliminar
  20. Um belíssimo bolo de chocolate sem dúvida e muito delicioso com os ingredientes que usaste.
    A amêndoa confere-lhe uma textura úmida e densa como eu gosto.
    Adoro estes bolos de chocolate, fico perdida mesmo :) está divinal Joana
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  21. Hum... que combinação maravilhosa! Uma receita para agendar um dia destes!
    Fica com uma textura maravilhosa!
    Boa semana!!

    ResponderEliminar
  22. Obrigada a todos pelos comentários :)

    ResponderEliminar
  23. Que bolo magnífico e tentador amiga!! Só de olhar até fiquei com água na boca.
    Adoro lima e a combinação com o chocolate é fabulosa mesmo!
    Beijinhos linda,
    Lia.

    ResponderEliminar
  24. Ola, e a primeia vez que visito o seu blog e fiquei encantada, tem receitas deliciosas.
    Como este bolinho tem um aspecto delicioso. Vou guardar a receita para exprimentar fazer. :)

    Convido a visitar o meu blog, ainda novinho. :) Espero pela visita. :)

    http://telmacorreia-receitas.blogspot.ch/

    ResponderEliminar
  25. Minha querida Joana!!

    Ando em falta contigo mas o tempo anda escasso para tudo!! Esta é uma excelente participacao no aniversário da Mariana e o bolo esta com uma cor fantastica! Essa textura de veludo mata-me!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. A textura deste bolo é tão gulosa.... Só queria roubar umas fatias. :D

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar