18 de março de 2016

Brooklyn Blackout Cake



Como disse quando o blogue celebrou 4 anos, acho que criamos ligações com outras pessoas ao ter um blogue! Pessoas de outros blogues, leitores! Acho isso maravilhoso!
Apesar de não conhecer a Lia acho-a uma querida! E assim que lançou o Sweet World com a Susana quis participar. Infelizmente não consegui participar na 1ª edição que me parecia maravilhosa, mas assim que vi a 2ª guardei um tempinho para participar!


Gosto de chocolate, mas este bolo não foi o meu preferido, achei muito enjoativo! Apesar de adorar o bolo em si, super fofinho, acho que a parte do pudim é muito forte! Também confesso que não esperei duas horas no frigorífico para comer a primeira fatia (tal era a gula!!!) No dia seguinte frio já gostei mais!!
Mas gostos são gostos e não se discutem! E parece que fui a única a achar demais!
A minha avó gostou imenso. O J. adorou e a irmã também! :)


Receita baseada em: thetarttart

Ingredientes:
Para o bolo:
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de óleo
- 2/3 chávena de açúcar amarelo
- 2 ovos
- 1 colher de chá de café instantâneo
- 1/2 chávena de cacau
- 1 colher de chá de fermento
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 1/3 chávena de farinha
- 2 colheres de sopa de Maizena
- 2/3 de chávena de buttermilk
Para o recheio e cobertura:
- 1 1/2 chávena de água + 1/3
- 1 1/2 chávena de açúcar amarelo
- 1 colher de sobremesa de mel
- 2/3 chávena de cacau
- 1/2 chávena de Maizena
- 3 colheres de sopa de manteiga
Para as "migalhas":
- 1 círculo do bolo
- 50g de chocolate 70% cacau


Preparação:
1 - Misturar a manteiga, o óleo e o açúcar.
2 - Adicionar um ovo de cada vez e misturar bem.
3 - Juntar o cacau, o café, o bicarbonato, o fermento e o sal.
4 - Adicionar por duas vezes a farinha e o buttermilk e misturar bem.
5 - Levar ao forno, em formas untadas e polvilhadas, pré-aquecido anteriormente a 180º durante cerca de 30min.
6 - Retirar do forno e deixar arrefecer. (Eu fiz em duas formas, quando o bolo estava frio cortei cada um dos bolos em dois, ficando assim com 4 círculos de bolo)
7 - Enquanto o bolo está no forno fazer o pudim. Juntar a água com o açúcar, com  o mel e com o cacau e levar ao lume.
8 - Juntar a restante água (fria) com a Maizena. Depois da farinha estar bem misturada na água adicionar à mistura que está ao lume e mexer constantemente durante 3-4min.
9 - Remover do lume e adicionar a manteiga.
10 - Cobrir com um plástico e levar ao frigorífico pelo menos 1h.
11 - Para montar o bolo precisamos de 3 camadas, por isso 1 delas vamos triturar com o chocolate e reservamos.
12 - Colocamos uma das camadas do bolo e recheamos com o pudim, segue-se outra camada e mais uma de pudim e a última camada e o restante pudim. Cobrimos todo o bolo com o pudim e depois juntam-se as "migalhas" do bolo com chocolate trituradas anteriormente.
13 - Levar o bolo ao frigorífico pelo menos 2horas.


28 comentários:

  1. Que coisa deliciosa! Acho que nunca provei este bolo, mas depois de ver a tua receita tenho mesmo de o fazer! :D Está lindo e uma tentacao (essa fatia!!)
    Bom fim-de-semana Joana!

    ResponderEliminar
  2. Mas olha que o aspecto está uma delícia, uma pessoa até fica com àgua na boca só de olhar, ihiii!
    Beijinho enorme princesa, tem um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Olha lá, quero uma fatia bem generosa desse bolo! Não faço a coisa por menos! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Quanto ao sabor não sei, mas tenho quase a certeza que ia adorar, adoro chocolate. Mas em relação à aparência tenho que te dizer que está um espectáculo, que lindo, está tão apetitoso que até fiquei a olhar para ele durante algum tempo! :D Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Joaninha, o bolo ficou com um aspecto delicioso:) Enjoativo ou não vou ter de experimentar! As fotos estão "top"... Bom fim de semana:) Bj

    ResponderEliminar
  6. Mas que aspecto fantástico Joana. Adorei!! Mas se é enjoativo então também não +e adequado para as minhas pupilas gustativas ;)
    Beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. O bolo tem um aspecto bem guloso!
    Adorei.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. É um bolo mesmo muito guloso, tenho visto vários todos excelentes e o teu não é excepção!

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana
    Este bolo é de comer de joelhos, com
    este creme de chocolate dentro, não há
    regime que resiste.
    beijinhos
    e bom fim de semana.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  10. Querida Joana,
    Apesar de só lidar contigo virtualmente, acredita que és das pessoas que está no meu coração e num cantinho privilegiado :)))!
    Quanto ao teu Brooklyn, que dizer, a não ser que está com um aspecto super decadente?
    Eu não sou louca por chocolate e amei este bolo mas já vi que a receita que usaste é bem mais rica em todos os aspectos que a minha e daí, penso eu, o ser mais enjoativo...
    Eu que sou mais de doces que salgados, achei que o meu tinha um equilíbrio perfeito, mas ainda bem que houve outros gulosos aí em casa que gostaram, lol.
    Um beijinho meu doce e muito obrigada.
    Bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  11. Ficou lindo o interior tem um aspecto super guloso.
    Eu adoro bolos de chocolate
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. Querida Joana: tal como tu, também não conheço a Lia pessoalmente,mas no entanto é daquelas pessoas de quem se gosta instantaneamente ( já agora contigo foi igual). Tento fazer doces só ao domingo e nem me atrevo a fazer este bolo. A minha mãe ,que vem sempre almoçar comigo, não é fã de chocolate e ia ter de fazer o enorme "sacrifício" de comer este menino sozinha mais o meu marido,eheh. Daí tê-lo riscado do desafio deste mês.
    Já o teu ficou lindo!Parece uma delícia !Que bela apresentação!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  13. O bolo está lindo e a fatia mostra a delícia que deve estar, bem guloso. Eu não sou fã de chocolate mas viciei-me neste bolo, principalmente com gelado de limão (só de lembrar já voltei a ter vontade de repetir a dose). Como achaste enjoativo, experimenta para a próxima reduzir na quantidade de açúcar do pudim, uma vez que o açúcar amarelo é mais doce que o branco e não é necessário colocar tanto :)
    Mas que o bolo está mesmo uma tentação, lá isso está :D
    Beijinhos e bom fim de semana ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  14. Joana minha querida,
    Essa é uma receita que agrada a muitos paladares, essa cobertura
    deixa o bolo mais atraentes, receita perfeita!
    A Lia é um doce de pessoa, super querida e agradável, mesmo não há
    conhecendo pessoalmente eu tenho um carinho enorme por ela e por ti tbm!

    Beijinhos e ótimo fds junto a sua família! ♥

    ResponderEliminar
  15. Hummm, que delícia. Seu bolo ficou lindo!

    Bjsss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
  16. Querida Joana :)
    Gosto muito do teu bolo, é de chocolate e eu amo chocolate. Já tens a tua bela contribuição para o passatempo e eu ainda não não fiz o meu. A gripe arrasou comigo.
    Um beijinho grande amiga

    ResponderEliminar
  17. Esse bolo deve ser um autêntico pecado da gula.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/03/baguete-tipo-francesa.html

    ResponderEliminar
  18. Que bom aspeto...tenho que experimentar.


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Que bom aspeto...tenho que experimentar.


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. Ficou mesmo decadente e apetitoso! Ainda por cima estava tão alto e elegante :)

    ResponderEliminar
  21. É de ficar completamente "blackout"! Adorei o formato diferente e o recheio simplesmente irresistível! :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
  22. Un lujo de torta muy tentadora y bella me gusta mucho,abrazos

    ResponderEliminar
  23. Pois o aspeto convence qualquer chocolatelover!!! Uma tentação daquelas!!

    ResponderEliminar
  24. Um verdadeiro desfile destes bolos, todos com ótimo aspeto, o teu esta bem guloso, bjs

    ResponderEliminar
  25. Joana está com um aspecto tão guloso o interior!!
    Por aqui adoraram mas confesso que também não ficou dos meus bolos preferidos.
    O que interessa é que foi testado e aqui está uma bela participação!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Muito obrigada a todos pelos comentários!
    Um grande beijinho :)

    ResponderEliminar
  27. Olá Joana,
    Antes demais desculpa ainda não ter vindo comentar o teu fantástico Brooklyn, mas ainda tenho de me organizar melhor no meio de tantas participações. :)
    O teu bolo ficou lindisimmo e, ainda que não te tenha agradado particularmente, fez outras pessoas felizes por ai, o que é fantástico! Enche-nos sempre a alma ver que a nossa escolha foi acertada.
    Gostos não se discutem e curiosamente, não sendo uma apaixonada por chocolate, achei o pudim um dos pontos altos desta proposta. :)
    Muito Obrigada pela tua participação e esperamos contar contigo em próximas

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar