1 de fevereiro de 2015

"Massa" de curgete com pesto de espinafres e nozes


Não consegui participar na última mas nesta cá venho eu! Fica aqui a minha participação na 21ª edição do Dia um na cozinha. O tema deste mês é pratos vegetarianos!
O meu acaba por pecar um pouco no pesto, que leva queijo! Mas é um prato vegetariano, apenas não o é para os vegetarianos puros, por isso acho que conta :)
Tinha visto esta espécie de massa no blogue da querida Inês e fiquei curiosa. Depois vi-a nos livros "Top with cinnamon" e no "La Tartine Gourmande" e resolvi experimentar! Não fiquei arrependida!
Um prato leve, saboroso, com cores lindas e um pesto com bastante sabor a limão :)
Saudável, como se pedia, para reduzir os excessos da época natalícia!
Com o que sobrou juntei massa e ficou uma mistura de massa e curgete que também me agradou bastante!



(Receita do pesto baseada em: "Top with cinnamon" - Isy Hossack)

Ingredientes (para 3):
- 2 curgetes pequenas
- metades de nozes a gosto
Para o pesto:
- raspa e sumo de 1 limão
- 150g de espinafres
- 30g de nozes
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 dente de alho
- 2 colheres de sopa de parmesão
- sal


Preparação:
1 - Para o pesto misturar todos os ingredientes e triturá-los. Reservar no frigorífico.
2 - Lavar bem as curgetes e cortá-las em forma de esparguete.
3 - Colocar a curgete em forma de massa no prato e juntar colheradas de pesto a gosto e envolver na massa. Juntar metades de nozes a gosto.


41 comentários:

  1. Cumpriste o objectivo é um prato saudavel cheio de cor e para agradar a todos!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Joana.
    Amei a receita, bem saudável
    Feliz fevereiro, cheio de alegrias.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Hum que bom aspeto!
    Vou tentar fazer, não sou lá muito boa na cozinha, mas vamos lá experimentar!
    Beijinhos:-)

    http://princesamae.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana!

    Que receitinha tão deliciosa! Adoro estas refeições simples e rápidas de preparar, mas ao mesmo tempo tão saudáveis e nutritivas. O pesto deve ser maravilhoso e a combinação deste com a curgette deixa-me a salivar.
    Quanto puderes experimenta a tarte espiral de legumes, é fácil de fazer e tenho a certeza que vais adorar. ;)
    Um beijinho e bom domingo.

    ResponderEliminar
  5. Que "massa" mais deliciosa e ficou com uma apresentação linda! Excelente sugestão.

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  6. Ficou um prato lindo e bem saudável
    Adorei
    Bom domingo
    bj

    ResponderEliminar
  7. Oi Joana lindo prato.
    A apresentação também..
    Particularmente gosto muito.
    Bom começo de semana.
    Já tem post novo lá na casa.
    Abraços
    janicce.

    ResponderEliminar
  8. Ficou tão lindo e apelativo... gostei ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Um sugestão alternativa e de óptimo aspecto :)

    http://miascuisinemf.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana!
    Há muito tempo que ando com vontade de experimentar fazer este "esparguete" de curgete e, agora, ao ver o teu prato, com um aspecto tão delicioso e saudável, a vontade voltou :) Ficou mesmo bonito!
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  11. Olá Joaninha,

    bem esta sugestão é perfeita para mim, não me conseguia tornar vegetariana na totalidade portanto fico-me por não ser um vegetariano puro:)
    Ficou com muito bom ar, e sabe sempre tão bem uma sugestão destas para depois daqueles dias de pecado.

    beijinhos querida

    ResponderEliminar
  12. Joana minha querida, estou de volta ao mundo virtual e cheia de saudades de suas
    lindas e deliciosas receitas!
    Receita linda, criativa, saudável e o melhor irresistível!

    Um grande beijo e ótima semana! ♥

    ResponderEliminar
  13. Joaninha,
    as fotos deixam-me tentada a experimentar esta refeição que apesar de simples é plena de sabores e muito saudável,
    Adorei a massa de courgete, o prato ficou lindo, bela sugestão
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  14. Bom dia, Joana!
    Também já tinha visto esta ideia, mas ainda não tive oportunidade para experimentar... Depois de ver este teu prato tão apetitoso, acho que vou ter de fazê-lo rapidamente! ;)
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  15. Ficou com óptimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/dia-um-na-cozinha-e-uma-refeicao.html

    ResponderEliminar
  16. Minha linda,

    Este é um prato totalmente digno de desfilar na passerelle do "Dia Um...", pois que se pedia pratos vegetarianos, mas não tão restritos assim ! :)
    Adorei esta tua sugestão tão apetitosa e tão bela visualmente, é sem dúvida um prato a experimentar !
    Obrigada, querida, pela tua companhia uma vez mais !
    Muitos beijinhos **

    ResponderEliminar
  17. Adorei!
    Vou guardar a receita do pesto de espinafres!

    ResponderEliminar
  18. O prato está bonito...mas confesso que não sou nada virada para verduras...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. O prato está bonito...mas confesso que não sou nada virada para verduras...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. Querida Joana que belíssimo prato e com abobrinha que amo tanto. O tema desse mês foi de muito bom agrado. Adoro legumes e sua massa de abobrinha com esse pesto está irresistível. Uma receita a se levar e fazer em breve. Excelente participação e sugestão. Gostei demais. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  21. Olá Joana :)
    Que belo pratinho, almoçava já!
    Beijinho e boa semana.

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Olá Joana,
    Ando com muita curiosidade de fazer uma "massa" dessas, mas por enquanto na hora H acabo por me voltar para a tradicional que tanto adoro...talvez quando começar a voltar o calor, já que é um prato que me parece bem fresco, ou então faço como tu e experimento as duas massas juntas ;)
    Já pesto adoro todo o ano, e estou constantemente a fazer e a experimentar novas versões, de espinafres ainda não fiz, mas não me escapa :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Querida Joana: ficou um prato bem bonito e colorido e ainda por cima leve e cheio de sabor, tal como nos tens habituado. Gostei muito.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  24. Esse pesto está qualquer coisa de delicioso!!
    Fantástica sugestão, adorei :)

    ResponderEliminar
  25. Um prato delicoso, colorido, e muito saudável.
    Bjs.
    Paula

    ResponderEliminar
  26. Joana, estas fotos tentadoras levam-me a salivar perante este teu pratinho saudável, rápido de preparar, colorido e acredito que muito muito saboroso, não fosse eu adorar pesto de todas as maneiras.

    Parabéns pela sugestão.

    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
  27. Adoro Joaninha!!!
    Amo pesto e já fiz uma vez uma "massa" de courgette que me encheu mesmo as medidas e por isso adorar esta tua sugestão!!
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
  28. Joaninha, pelas imagens convenceu-me!! Parece muito, muito bom, e com ingredientes que aprecio. Vou registar a receita e experimentar! Beijinho, e correndo o risco de já ter dito isto, o seu blogue é cheio de qualidade:) Manuela

    ResponderEliminar
  29. Olá Joana!
    Simplesmente delicioso, em apresentação e em ingredientes. Gosto de tudo que colocaste nesse prato.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  30. As refeições vegetarianas, além de todas as virtudes nutricionais, têm, a meu ver, o dom de transformar um qualquer prato numa palete de cores vivas e irresistíveis! E quando são compostas por ingredientes deliciosos, como os que escolheste, são autênticas explosões, não só de cor, mas também de sabor. Adorei, Joana!

    ResponderEliminar
  31. Que belo prato, até me dá água na boca.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Simples e certamente delicioso,curgette e pesto de espinafres!Já comia!
    Bjs

    ResponderEliminar
  33. Um prato diferente mas com um aspecto delicioso
    Um beijo

    ResponderEliminar
  34. Maravilha Joaninha!
    Eu gosto muito de massa de curgete, mas mais no verão, agora prefiro mesmo o conforto de uma massa à séria hehe, mas ficou com um verde tão lindo o teu prato!
    Parece primavera :)
    E pesto, adoro pesto! esse deve ser tão aromático com o limão.
    Uma refeição delicada, e bem perfumada, muito boa e nutritiva.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  35. Olá Joana!
    Adoro esta ideia de fazer "massa" com courgete, adorava ter uma mandolina para poder experimentar fazê-la mesmo fininha - embora a tua tenha ficado impecável! Tenho mesmo de experimentar! Quanto ao pesto... sou completamente louca por pesto, especialmente caseiro, e de espinafres é perfeito :)
    Beijinhos,
    Inês

    ResponderEliminar
  36. Este prato além de saudável é lindo, eu adoro comida que também se come com os olhos. Beijinho Joana

    ResponderEliminar
  37. Ficou com tão bom ar!

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  38. Joana estão tãooooo linda que dá vontade de comer logo tudo só com os olhos querida Joana ;) hehe
    Adorei esta tua sugestão, tão simples mas, ao mesmo tempo, diferente, cheia de cor e de sabor!
    E esse prato rosa na última fotografia deu-me cabo do coração ;) hehe
    Beijinhos grandes *

    ResponderEliminar
  39. Olá Joana!
    Esta é uma excelente sugestão, um pratinho vegetariano saudável e delicioso. Gosto de tudo o que leva :)
    Bjs
    Vanda

    ResponderEliminar