29 de maio de 2014

Strudel de maçã e canela com amêndoas caramelizadas (DULCIS)



Já vos disse há uns tempos que comecei a aprender alemão!
Pois é, e cá continuo nas minhas aulas!
O ano passado tive um exame em Julho! Este ano vou voltar a ter mas agora para o nível B1! 
Quando estava na faculdade lembro-me perfeitamente de pensar "queria era trabalhar para não ter exames" eheh! Aqueles fins de semestres de estudos intensos e de exames, por vezes, totalmente descabidos e uns em cima dos outros deixam sempre saudades! :)
Gosto muito da língua e é sempre bom sentirmo-nos continuamente desafiados!
Adorei Munique! E da primeira vez que visitei a cidade comi um strudel delicioso! A Dulcis enviou-me esta embalagem com recheio de maçã e canela que tornou tudo mais simples :)


Ingredientes:
Para a massa:
- 175g de farinha de trigo
- 75g de farinha de trigo integral
- 1 ovo
- 100mL de água morna
- 25g de açúcar
- uma pitada de sal
- 3 colheres de sopa de óleo
Para o recheio:
- 200g de DULCIS maçã e canela
- amêndoas caramelizadas:
      - 80g de amêndoa laminada
      - 80g de açúcar
      - 50mL de água
Para a cobertura:
- ovo batido para pincelar
- açúcar em pó para polvilhar



Preparação:
1 - Preparar a massa juntando as farinhas, o ovo, a água, o açúcar e o sal. Formar uma bola.
2 - Juntar o óleo e juntar mais farinha (integral) caso a massa se esteja a colar às mãos.
3 - Deixar repousar a massa uns minutos.
4 - Enquanto isso, colocar a amêndoa, o açúcar e a água numa frigideira. Ir mexendo até que caramelizem. Quando estiverem caramelizadas retirar do lume e espalhar sobre papel vegetal. Partir aos pedaços.
5 - Polvilhar um pano de cozinha com farinha integral e esticar lá a massa até formar um rectângulo. A massa tem que ficar muito fina.
6 - Colocar o DULCIS maçã e canela no centro da massa e por cima as amêndoas caramelizadas.
7 - Dos lados do recheio cortar tiras e fazer tranças. Colocar por cima do recheio.
8 - Transferir para um tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincelar com o ovo.
9 - Levar ao forno cerca de 40min a 200º
10 - Polvilhar com açúcar em pó.


Quentinho com uma bola de gelado é fantástico!!


24 comentários:

  1. Que bom aspecto, fiquei cheia de vontade de provar

    ResponderEliminar
  2. Adoro strudel de maçã e canela Joana, adoro, adoro, adoro!!
    Deixaste-me cheia de água na boca por uma fatia dessas e ainda nem almocei ;) hehe
    Beijinhos grandes *
    PS: Hoje, lá pelo blog, "Há vida para além da massa de atum" e temos desafio a decorrer, até 5 de junho! Gostava imenso de poder contar com a tua participação :)

    ResponderEliminar
  3. Uau, nível B1! (Boa sorte!) E eu que cá moro só tenho o B1.1 :P Tenho de voltar para as aulas :) Por acaso dantes odiava alemão, mas quando se entende soa bastante melhor (e o do sul é muito mais bonito que o do norte, apesar de mais difícil de entender!) Quando vieste a Munique? para a próxima avisa!
    Adorei esta strudel, fiquei cheiinha de vontade de fazer uma também, tenho aqui uma massa folhada e ainda era capaz de impressionar uns quantos alemães ;)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Adoro studrel e achei o teu uma verdadeira delicia
    Fiquei aqui a babar...
    bj

    ResponderEliminar
  5. Adoro strudel!

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha


    ResponderEliminar
  6. O alemão é fantastico , uma língua muito dificil,
    adorei o doce, parece ser uma massa crocante
    com o molhadinho do doce, acertei?
    beijinhos
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana,
    Alemão não sei e a Alemanha ainda não visitei, mas perdia-me de amores por ela, numa fatia deste teu strudel de certeza, pois o aspecto é divino!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  8. Quando andava na faculdade também achei interessante ter aulas de alemão, foi sol de pouca dura, pois desisti em 3 aulas! A minha perseverança às vezes não é o desejável ;) Agora quem anda a estudar alemão é o meu filhote mais velho, por isso em futuras viagens para países germânicos terá de ser ele o tradutor :)
    Tenho um senhor aqui em casa que era capaz de comer esse strudel sozinho, de tanto que ele adora esse doce! Eu também gosto muito, mas também do que é que eu não gosto que leve maçã!?! Por acaso, nunca experimentei fazer em casa, mas como adorei a tua sugestão, acho que um dia me aventuro nesta maravilha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ao contrário de ti, não simpatizo nada com a língua alemã! :) :)
    Quanto ao strudel estou inteiramente contigo...adoro! Ficou com um aspeto mesmo caseiro, delicioso!!
    Fiquei com um ataque de gula!!!

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana!
    Eu por acaso não me vejo nada a falar alemão.
    Sou mais do inglês e espanhol e adorava aprender italiano e japones! hehe.
    Mas adoro strudel, e isso sei dizer bem :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Que booommm!!! Já se comia um bocadinho...Também gostava de conhecer Munique! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Joana minha querida,
    admiro muito pessoas dedicadas que falam vários idiomas,
    parabéns e continue dedicando!
    Fiquei de boca aberta com sua receita, deu fome e água na boca,
    que delícia!

    Bjs, sucessos sempre!

    ResponderEliminar
  13. Ai Joaninha que tu dás cabo de mim!!!!! Eu a tentar portar-me bem e vens com esta deliciosa tentação!!! ( eu acho que seria capaz de comer metade, à vontade, sozinha!!!!). Ficou soberba!!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  14. Ohh adoro! maçã, canela e amêndoas, tem tudo o que eu gosto :)

    http://miascuisinemf.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Bom dia!
    Admiro quem fala alemão, pois acho uma língua muito difícil!
    Adoro strudel, mas a tua receita é uma das melhores que já vi, principalmente pelas amêndoas caramelizadas - nham, nham...
    Te desejo um ótimo fim de semana.
    Bjo grande
    Léia

    ResponderEliminar
  16. Querida Joana entender, falar e escrever alemão acho tão difícil!! Se compara um pouco ao iugoslavo a língua que minha mãe falava mas que eu dominava bem, embora eu ache o alemão muito, mas muito mais difícil, corajosa voce viu? Essa receita é uma sobremesa que adoro. Dificilmente se encontram strudels saborosos nas doçarias por aqui. O jeito é fazer em casa, e o seu prova que ficou maravilhoso, adorei. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  17. Que lindo Joana e certamente delicioso.Beijos e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  18. Mas que optimo aspecto. Qual a tua opinião do Recheio de Maçã Canela da Dulcis?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É óptimo!
      Muito fácil de usar e muito natural! Tem mesmo pedaços de maçã :)

      Eliminar
  19. Era bem feliz, se comesse uma fatia desse strudel agora,....que delícia!
    Bom fim de semana,...
    Beijinhos,
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  20. Obrigada a todos pelos simpáticos comentários!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  21. Eu amo Strudel!!! Mas nunca tive coragem de fazer!!! Parabéns pelo blog e principalmente por esse strudel que me deixou aguada olhando pra tela! rsrs
    Hoje vim conhecer seu blog, adorei as receitas que encontrei por aqui! Já virei fã!!!
    Se quiser visitar meu cantinho, será muito bem-vinda! Beijo e bom Domingo!!!
    http://deliciasdavodeo.blogspot.com.br/
    www.facebook.com/ReceitasdoBlogDeliciasdaVoDeo

    ResponderEliminar