21 de novembro de 2017

Donuts de canela

Lembro-me em miúda de ir ao supermercado nas férias com os meus avós, com o meu irmão e com o meu primo e podermos escolher uma gulodice :)
Aqueles meses na Figueira dos três a dar cabo da cabeça aos meus avós!
A escolha recaía muiutas vezes sobre os donuts, eu preferia aqueles simples, bem besuntados com um xarope de açúcar, o meu irmão ia sempre para os pequeninos cobertos com chocolate!



Este ano quando estávamos na neve estava um temporal e as pistas estavam quase todas fechadas devido à falta de visualização. Eu e o meu irmão arriscamos, não se via nada, era penoso descer a pista, não sabíamos para onde era o caminho... só queríamos que não viesse ninguém contra nós! Mas voltamos a subir na esperança que fosse melhorar... estava um frio desgraçado e na espera o meu irmão lembrou-se de ir à maquineta tirar uns donuts pequeninos cobertos com chocolate! Fez-me lembrar os tempos de criança :) Sabe tão bem!
Assim que cheguei fiz uns sem serem de chocolate nem besuntados com xarope de açúcar e... sem serem fritos... mas ficaram deliciosos! :)


Receita adaptada de: sweetestmenu

Ingredientes:
- 60g de manteiga
- 50g de açúcar
- 1 ovo
- 3/4 chávena de leite
- 150g de farinha
- 1/2 colher de chá de fermento
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de canela
Para a cobertura (sobrou imensa):
- 4 colheres de sopa de manteiga derretida
- 1/3 chávena de açúcar
- 2 colheres de chá de canela


Preparação:
1 - Derreter a manteiga e misturar com o açúcar.
2 - Adicionar o ovo.
3 - Juntar a mistura da farinha, fermento, bicarbonato e canela aos poucos, alternadamente com o leite.
4 - Untar a forma dos donuts e colocar lá a massa. Levar ao forno, pré-aquecido anteriormente a 180º, durante cerca de 15-20min.
5 - Retirar do forno e passar pela manteiga derretida e de seguida pela mistura do açúcar e da canela.


33 comentários:

  1. Têm muito bom aspecto! Que forma usa para os donuts? obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita.
      Uso uma forma própria para donuts.
      Comprei no amazon. Deixo aqui o link caso tenha interesse.
      https://www.amazon.co.uk/Norpro-Stick-Baking-Donut-Black/dp/B0002KZSSC/ref=sr_1_37?ie=UTF8&qid=1511297255&sr=8-37&keywords=donuts+pan
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ficaram lindos, lindos, lindos! Eu aprendi a gostar de donuts na América. Onde?! Dunkin Donuts, claro! Por mim é qualquer um! Na altura experimentei vários, mas pendia sempre para o Boston Cream que era recheado com uma espécie de creme de pasteleiro e coberto com chocolate!
    Na minha infância não pedia donuts, mas sempre que ia ao carro do padeiro com a minha tia quase sempre escolhia lenço/guardanapo, almofada folhada ou caracol com frutas cristalizadas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficaram mesmo bonitos...lindos, e eu adoro donuts mas um...nunca me chega..sou bem guloso e são viciantes vá :D, adorei esses.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Que delícia. Tenho que comprar uma forma para donuts.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/11/sweet-potato-chips.html

    ResponderEliminar
  5. Que bonitos ficaram, querida Joana!
    Qual é a forma para donuts?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprei no amazon.
      Uso esta Fátima: https://www.amazon.co.uk/Norpro-Stick-Baking-Donut-Black/dp/B0002KZSSC/ref=sr_1_37?ie=UTF8&qid=1511297255&sr=8-37&keywords=donuts+pan
      Um beijinho e obrigada querida

      Eliminar
  6. Querida Joana,
    Sabores de infância... tinham outro sabor!! é que com a idade, o paladar torna-se menos sensível aos sabores. Mas essas recordações valem ouro :)
    Adorei a sugestão sem fritura porque, eu sou uma apaixonada de donuts. Ficaram lindos e com um aspeto delicioso.
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar
  7. Estão tão lindos!!! Uma perfeição ^_^
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  8. Oi Joana, bt!
    Cheguei aqui na hora do lanche e babei com seus donuts, hummmmmm!
    Que delícia!
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar
  9. Estão incríveis Joana! :D Nem parece que foram feitos no forno.

    De facto as memórias em volta da comida são sempre as mais felizes. E quando assim é, o melhor é mesmo colocar mãos à obra (neste caso na massa) ;)

    Estão mesmo gulosos. Se pudesse comeria já um! :D Já já!

    Beijinhos*
    Marlene

    ResponderEliminar
  10. Ficaram tão lindos Joana! Gosto desta versão assim! :)

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente não tenho nenhuma forma de donuts, pois estes assim no forno são perfeitos e têm mesmo bom aspecto! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. São tão boas essas recordações!!
    Adoro donuts, beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.eu/

    ResponderEliminar
  13. Que bom aspeto. Fiquei com vontade de experimentar!



    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  14. ficaram mesmo mt bonitos ja comia dois humm bjs

    ResponderEliminar
  15. Que donuts lindos e perfeitinhos,...posso tirar um? :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  16. Oi, Joana!

    Que delícia!! Sabores da infância... Seus donuts ficaram lindos!!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  17. Que lindos ficaram! E apetitosos também. Morri de vontade por aqui. :)

    Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
  18. Ficaram lindos, perfeitos! Dá mesmo vontade de agarrar um e comer logo. :)

    ResponderEliminar
  19. Olá, minha querida Joana!
    Amei o teu relato, donuts com gostinho de boas memórias, muito bom!
    Receita perfeita e o melhor que são assados!

    Beijos, ótimo fim de semana ♥

    ResponderEliminar
  20. Ficaram lindos,perfeitinhos.
    Já guardei a receita. Obrigada
    Excelente fim de semana
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Estão lindos Joana. Super perfeitos. E saudáveis.
    Essas memórias são sempre especiais. Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Oi Joana!

    Lindos! Perfeitos! E com certeza, deliciosos!

    Abraços, Iris

    ResponderEliminar
  23. Ai estes donuts ficaram incríveis! Que tentação.
    Agora fiquei com vontade de usar a minha forma de donuts.hehehe
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Querida Joana: ficaram tão lindos e perfeitos! Como não são fritos, são bem mais saudáveis. Já guardei a receita, pois parecem-me deliciosos.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  25. Se há coisa que adoro e me tira do sério são donuts!! hihi
    Adoro!! Em pequena, lembro-me bem de no verão os meus pais me levarem a um gelado na Emanha e com os meus avós poder pedir uma gulodice, que quase sempre eram donuts com calda de açúcar :)
    Hoje em dia raramente como, mas na Figueira há uma pastelaria que faz uns tão bons e fofos.
    Adoro fazer no forno, e polvilhar assim com açúcar e canela, gulodice das boas!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  26. Amo canela.
    https://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar