22 de maio de 2017

Barras de granola com banana e figo


Sempre fui apologista dos snacks e das bolachas serem feitos em casa!
Sabemos os ingredientes que usamos, não usamos conservantes nem corantes, nem intensificadores de sabores, nem as porcarias todas que conseguimos encontrar nos rótulos desses produtos!
São coisas tão simples de saber, ficam sempre saborosas e são preparadas com o melhor ingrediente que há, o nosso amor e carinho :)
Eu sinto-me relaxada na cozinha, a folhear um livro de cozinha, a matutar o que vou fazer... Sinto-me bem! Adoro imaginar junções de ingredientes, sentir-lhes o cheiro enquanto cozinham e imaginar o resultado final! E claro está, provar no fim :)
Estas barrinhas são super simples e uma verdadeira delícia! Óptimas para levar para os lanches do meio da manhã/tarde e não fazem mal!! :D


Receita baseada em: ohsheglows

Ingredientes:
- 2 bananas grandes
- 2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa
- 2 chávenas de flocos de aveia sem glúten
- 3/4 chávena de figos secos
- 3/4 chávena de avelãs
- 3/4 chávena de amêndoas
- 1/4 chávena de sementes de linhaça
- 1/2 chávena de sementes de girassol


Preparação:
1 - Pré-aquecer o forno a 180º e forrar tabuleiro quadrado com papel vegetal.
2 - Triturar ligeiramente os flocos de aveia.
3 - Juntar os flocos de aveia à banana esmagada.
4 - Adicionar-lhes as avelãs torradas partidas em pedaços grandes, as amêndoas partidas ao meio, as sementes de linhaça e as de girassol. Juntar os figos secos partidos em pedaços e misturar tudo muito bem.
5 - Colocar o preparado sobre o tabuleiro forrado com papel vegetal, pressionando com as mãos para que fique bem compacto.
6 - Levar ao forno cerca de 25-30min até que fique dourado. Retirar do forno e deixar arrefecer durante 10min. Cortar as pontas. Levar ao frigorifico para arrefecer e cortar em 12 barras.



28 comentários:

  1. Wow que lindas e com um aspecto para além do maravilhoso!
    Tu não fazias isto por menos minha princesa das receitas deliciosas e das fotografias inspiradoras!
    Que bom que estás aqui no mundo dos blogues a tornar tudo isto ainda mais bonito!
    Beijinho enorme e uma excelente semana para ti!

    ResponderEliminar
  2. Simples como eu gosto e parecem absolutamente deliciosas! São tudo ingredientes que tenho em casa por isso estas barritas são já o próximo projeto! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. ótimo aspeto essas barras são um excelente pré treino, bem nutritivas e devem ser super deliciosas.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Adoro barrinhas caseiras , com figos nunca fiz mas tenho a certeza que ia gostar.
    Ficaram lindas
    Boa semana

    ResponderEliminar
  5. Vou fazer. Já guardei a receita. Obrigada, Joana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. wuaoh ficaram 5* mt bonitas da fome hummm parabens bjs bs

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana
    Tem razão, tudo que colocam para poder até durar mais é um perigo a nossa saúde,
    também faço os meus em casa.
    Bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Que ldelicia amei, tenha uma semana abençoada, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  9. Olá, minha linda Joana!
    Eu também gosto de receias caseiras, ultimante até o catchup estou fazendo.
    Tudo feito em casa é mais saudável, não tem durabilidade porque não levam
    conservantes e outros aditivos químicos para conservar os produtos.
    Gostei das tuas barrinhas, ricas e irresistíveis!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  10. Oi Joana, bt!
    Suas barrinhas parecem deliciosas e quando preparamos qualquer receitinha em casa, claro que ela fica bem melhor que as compradas, pois além de não levarem conservantes e nem corantes, elas levam um ingrediente muito especial que é o carinho que colocamos nelas. Parabéns!
    Beijão amiga e uma semana de muito sucesso e abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  11. Concordo, não há nada melhor do que o que fazemos em casa! Essas barras estão de encher o olho e devem ser uma delícia! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. Oi Joana, muito obrigada pela sua visita no meu cantinho. Eu vim te visitar e me deparo com essa delícia!!! Adoro muito tudo isso!!! Granola, banana, figo, castanhas e sementes... Levei a receita comigo... Obrigada por compartilhar... Beijocas, Irene

    ResponderEliminar
  13. Que lindas barras de granola,....obrigada pela partilha :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  14. Essas barras ficaram uma maravilha. Vou guardar a receita;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Fiquei cheia de vontade de dar uma trinca nas tuas barrinhas :) que lindas!
    Beijinhos
    Ana
    http://www.receitasfaceisrapidasesaborosas.pt/

    ResponderEliminar
  16. Oi Joana!

    Adoro granola! Como todos dias no yogurte... Fico imaginando o sabor destas barrinhas de granola... Hummm

    Abraços, Iris

    ResponderEliminar
  17. Lindas!!adoro todos os ingredientes tenho que experimentar. Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Que barrinha linda Joana! Eu certamente trocaria QUALQUER barrinha industrializada por uma dessas.

    Um beijo! Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
  19. Janinha, passar por aqui é sempre qualquer coisa... As suas receitas são TOP!!!!! Beijinho grande

    ResponderEliminar
  20. 100% de acordo Joana!! Também faço as minhas em casa e não quero outra coisa! Gostei muito das tuas, vou fazer de certeza!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. Oi, Joana!

    Essas barrinhas parecem deliciosas!!!! Vou anotar a receita...

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  22. Têm tudo para serem mesmo boas!!
    Eu também prefiro fazer em casa os meus snacks, cookies, barrinhas e granolas, é tão bom, e pelo meio da receita vais petiscando coisas boas.
    No outro dia repeti as trufas de figo e cacau e são mesmo boas para dar aquele kick a meio de uma cirurgia!
    Estas barrinhas só podem ser deliciosas, com tanta coisa boa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Querida Joana: os snacks feitos em casa têm outro valor e ainda sabemos os ingredientes que usamos. As tuas barrinhas têm um aspeto delicioso. Apetece logo agarrar uma para saborear.
    Fiz os teus biscotti com manteiga de cacau e adorei.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Márcia :)
      Fico muito feliz que tenhas gostado!
      Um beijinho

      Eliminar
  24. Joana querida,
    São mesmo tentadores estes snacks, mas que se fica só por um...
    Tudo o que inclua, frutos secos, eu viro mesmo gulosa.
    Adorei.
    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
  25. Muito obrigada pelos comentários :)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  26. Penso como vc - as bolachas e biscoitos feitos em casa são muito mais saborosos e saudáveis. Sinceramente, eu não tenho apetite para as compradas, são tão artificiais...
    A receitinha é boa e ficaram bonitas. Estou levando, obrigada pela partilha.
    Abraços esmagadores e feliz dia.

    ResponderEliminar
  27. Joana, parece fácil.
    Não tenho todos os ingredientes mas tenho a maioria.
    Adoro barra de cereais.

    ResponderEliminar