1 de abril de 2014

Brisas do Lis

prazer a cozinhar - Brisas do Lis

Se há coisa que eu sou é gulosa :)
Pensar em doces deixa-me logo feliz! Imaginar uns ovos moles, um toucinho do céu, uma barriga de freira, uma sopa dourada, um pão de ló, um dom rodrigo... :) Conseguem imaginar o meu sorriso a pensar nestas maravilhas?
Doces com ovos feitos em casa são uma verdadeira perdição a meu ver! E eu gosto tanto de ovos e amêndoa. Acho que é das combinações mais deliciosas na cozinha!
Sendo a 11ª edição do Dia um... na cozinha de doces regionais claro que não podia faltar! Trago-vos umas Brisas do Lis características de Leiria!




(Receita adaptada de: Teleculinária e Doçaria 2º Volume)

Ingredientes:
- 250g de açúcar em pó
- 1dL de água
- 100g de miolo de amêndoa
- 6 gemas
- 3 claras


prazer a cozinhar - Brisas do Lis

Preparação:
1 – Colocar num tacho o açúcar e a água e levar ao lume a ferver durante 3minutos.
2 – Retirar do lume e juntar o miolo de amêndoa. Deixar arrefecer um pouco.
3 – Adicionar as gemas e as claras previamente batidas e mexer tudo até estar bem ligado.
4 – Untar as formas com margarina e encher com o preparado. 
5 – Deitar água bem quente num tabuleiro (cerca de 1cm de altura) e colocar nele as formas.
6 – Levar a cozer em forno bastante quente até que o preparado fique solidificado, cerca de 25min. (Verifica-se fazendo pressão com os dedos).
7 – Retirar do forno, deixar arrefecer e desenformar.


prazer a cozinhar - Brisas do Lis

47 comentários:

  1. Querida Joana,

    Junta-te a mim, que de gulosa não tenho pouco ! :)
    As Brisas do Lis estiveram muito bem representadas nesta edição e estas tuas estão de facto magnificas e muito apetitosas ! :)
    Têm uma cor... apetecem... !! :)
    Muito obrigada por estares connosco, uma vez mais, amiga !

    Um beijinho grande *

    ResponderEliminar
  2. Parecem deliciosos! Vou guardar a receita! :)

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha, Joana! Não consigo resistir a este tipo de docinhos! A sugestão vai comigo! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Já somos duas gulosas! Mas com muito gosto.
    Ficaram lindas essas brisas. Se eu apanhasse uma, ai, ai!
    bjinho

    ResponderEliminar
  5. Adoro brisas do Lis e essas têm uma cor e um aspeto Joana que...oh meu Deus!! Sem palavras... :)
    Beijinhos
    Vânia

    P.S: Não conhecia o teu blog mas já fiquei fã, vou aparecer por aqui muitas mais vezes ;)

    ResponderEliminar
  6. Acho que por aqui seremos muitas - as gulosas - as tuas brisas ficaram tão lindas. Posso servir-me de uma, apenas uma...posso?

    Beijinho
    Paula

    ResponderEliminar
  7. Ummmmmmm que delicia¡¡¡, yo tambien soy golosa Joana y se me hace la boca agua..., besos

    ResponderEliminar
  8. também sou gulosa ih ih ih,
    por isso já dava uma trinca nestes docinhos!

    ResponderEliminar
  9. Ficaram lindas e se leva amêndoa eu ia adorar.
    Era capaz de as comer todas
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Estão deliciosamente provocantes :)
    adoro estes docinhos bem gulosos, mas não penses que fico com problemas de culpa :) só de pensar em degustar estas maravilhosas brisas fico deliciada.
    Parabéns pela excelente participação.
    bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  11. Concordo plenamente...ovos e amêndoa combinam tão bem e adora a textura com que a amêndoa fica nas brisas!
    Ficaram lindas...que pedaço de gula tão maravilhoso!!! :)

    ResponderEliminar
  12. Que aspecto delicioso, apetece mesmo trincar!

    ResponderEliminar
  13. Nunca comi Brisas de Liz... aliás acho que vou ter que fazer uma viagem por Portugal para provar estas maravilhas todas.. Têm um ar tãooooo bommm.. :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Joana querida que docinhos mais lindos esses. Não conhecia e gostei muito do nome, muito mimoso. Adoro tudo que leva gemas e amêndoas, e decerto que levo comigo a receita para experimentar em breve. Adorei sua participação, Portugal é mesmo rico em doçaria regional e estou maravilhada com tantas delicias. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  15. Joana, eu nunca provei este doce, mas deixaste-me com muita vontade de fazê-lo! :)

    ResponderEliminar
  16. Estes doces assim cheiinhos de ovos também são a minha perdição, Joana :) Estão maravilhosas, estas tuas brisas do Liz!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Gulosa, poderia ser um dos meus nomes do meio ;) Nunca provei este docinho regional, mas acredito que deve ser uma perdição!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Que delícia , já vi uma receita similar,
    que só não fiz por ir muitas gemas e não
    queria jogar fora as claras.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  19. Querida Joana: como eu te compreendo bem. Também sou uma gulosa assumida(lol). Estas brisas estão maravilhosas!! Gosto tanto de amêndoa e o interior está húmido e cremoso, já para não falar da "carinha" delas. Impossível comer só uma.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  20. Joaninha minha linda,
    que coisinhas mais lindas e tentadoras!
    Sou uma formiguinha adoro doces, esses estão perfeitos!

    Quanto a sua pergunta, leite integral é o leite de caixinha,
    tem menos gordura.

    Bjs, feliz semana ♥

    ResponderEliminar
  21. wuau estao 10* adoro estao mt bonitos ja comia um bjs bs

    ResponderEliminar
  22. Nunca comi esta maravilha, mas imagino o que tenho andado a perder... Que lindas ficaram e que deliciosas devem ser...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Huuuuuuuuuuuummmmmmmm... Que Delicia!!!!!!
    Beijos Márcia (Rio de janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.com.br

    ResponderEliminar
  24. Bom dia Joana
    Que maravilha de receita!
    Parece a versão melhorada do tão amado quindim - adorei!
    Te desejo um ótimo dia.
    Bjim
    Lèia

    ResponderEliminar
  25. Olá Joana,
    Tinha planeado fazer estes docinhos para a Páscoa, agora vendo que lindas te saíram as brisas fiquei totalmente convencida!
    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Uma sugestão deliciosa para este dia 1.... Adorei!
    Bjs
    http://pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. Que delícia Joana.
    Eu que sou louca por esta doçaria com ovos e amêndoas, já fico aqui a salivar perdidamente.
    Beijinhos grandes,
    Lia

    ResponderEliminar
  28. Que aspecto delicioso! Ficaram perfeitas.

    Beijinhos, Paula
    http://cookit-simple.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  29. Que maravilha! Só de olhar cresce água na boca...

    ResponderEliminar
  30. Ola Joana

    Que maravilhosa tentaçao trazes neste desafio! Estao com uma cor fantastica e aposto que mega deliciosas!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  31. Joana, estão perfeitas as tuas brisas! E o interior, essa garfada está de levar aos céus!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Olá Joana,

    pois então tenho que me juntar a ti querida pois sou muito gulosa, embora agora fique-me apenas pelas imagens, mas que sabe tão bem às vezes uma sugestão bem doce ai isso sabe.
    Perfeitas estas tuas brisas, bem amarelinhas e com a textura perfeita, ficaram fantásticas e bem gulosas.
    Fantástica participação.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Eu não era nada gulosa, mas com o passar do tempo estou que nem posso...
    Até me babei com estas brisas... Ficaram tão lindas e perfeitas querida Joana!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Ficaram muito bonitas....
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos e boa semana...

    ResponderEliminar
  35. Que maravilha minha Joaninha linda!
    Eu adoro brisas do Lis :) trabalho perto de Leiria e tenho uma cliente que as faz como ninguém!
    Uma perdição, ovos, açúcar e amêndoa, que coisa boa.
    Os nossos doces regionais são de facto uma maravilha.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  36. Joana querida!
    Que participação linda e delicada com estas brisas do lis que ficaram tentadoras. Fiquei com água na boca .
    Beijinho

    ResponderEliminar
  37. Também sou louca por doces e se forem regionais melhor ainda!! Estas Brisas de Lis ficaram com um aspecto mesmo guloso e cremoso! É uma sobremesa de encher as medidas :) Parabéns, estão muito bonitas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  38. Hummmm... Parece um docinho delicioso!

    Abraços. Fabiana.

    ResponderEliminar
  39. Olá Joana!
    Gosto tanto de brisas do liz. Durante muitos anos vivi no distrito de Leiria e sempre que visitava a cidade fazia questão de comer uma dessas deliciosas iguarias. São mesmo irresistíveis.
    Mais uma riqueza dos nossos doces regionais.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  40. Nunca provei Brisas do Lis. Aliás, este desfile está a mostrar-me que provo sempre os salgados, mas raramente os doces. Mas estão tão bonitas!!! Muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  41. Olá,

    Nunca comi mas pelo aspecto deve ser um doce dos deuses.

    Beijinhos,

    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  42. Muito obrigada a todos pelos simpáticos comentários!
    Fico tão feliz de que tenham gostado!
    É tão bom participar em desafios como este!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  43. Ai ai Joana...gulosa como eu sou, acho que marchavam para o meu estomago pelo menos meia Dúzia, dessas deliciosas Brizinhas!
    Magnifica participação...pena minha não ter podido participar :(

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
  44. Olá, Joana.
    Que bom aspecto.
    Parabéns pela excelente sugestão!
    Beijinhos

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar