13 de dezembro de 2018

Bolo de dióspiros


Não posso dizer que tenha uma estação do ano preferida!
Para mim todas têm o seu encanto!
Adoro o Outono... adoro as cores de Outono, a transição das comidas de Verão para o ligar o forno, os frutos típicos, os cheiros dos bolinhos que saem com mais frequência!
O Inverno é a estação do meu aniversário! É a altura do Natal, de estar com a família, que é tão bom e tão importante para mim!
A Primavera é terrível pelas alergias mas é uma estação de cores tão lindas, de flores magníficas que encantam sempre!
O Verão é altura de andar com sandálias, de tempo quente, de frutos bons, de gelados!


Trago-vos um bolinho saudável, sem glúten, com dióspiros do quintal da minha avó que estavam bem maduros! Um bolinho simples que ficou aprovadíssimo por estes lados!


Ingredientes:
- 1 chávena de açúcar de coco
- 2 ovos
- 2 chávenas de dióspiros em puré
- 2 colheres de sopa de manteiga de cacau derretida
- 1 chávena de farinha de trigo sarraceno
- 1 chávena de farinha de arroz
- 1 colher de chá de goma xantana
- 1 colher de chá de fermento
- 1 colher de sopa de canela
- 1 chávena de nozes partidas grosseiramente


Preparação:
1 - Bater os ovos, com o açúcar.
2 - Adicionar o puré de dióspiro e a manteiga de cacau e misturar.
3 - Juntar as farinhas, a goma xantana, o fermento e a canela e misturar até que fique uma mistura homogénea.
4 - Por fim, adicionar as nozes e envolver.
5 - Colocar numa forma untada e polvilhada e levar ao forno a 180º cerca de 40min.


11 comentários:

  1. Tenho de experimentar, há tantos dióspiros cá em casa!!
    Está lindo.
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  2. Por mim podia ser sempre verão e outono, as minhas preferidas.
    E este bolo sei bem o quanto é bom, porque tive o prazer de o provar!
    E adorei. Gosto muito de bolos com diospiro e canela.
    Um beijinho minha linda.

    ResponderEliminar
  3. Que rico bolo,....e aposto que ficou delicioso!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  4. Apesar de adorar a praia, é a Primavera que tem o meu coração :) (com exepção das alergias!). Gosto de ver a natureza a acordar do seu período de descanso, as flores as árvores... as cores, as temperatura amena... :)
    E também gosto muito deste teu bolinho, dióspiros e canela combinam tão bem, que deliciosa sugestão.
    Um grande beijinho
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    que delicia esse bolo, tenho um pé dessa fruta, aqui chamamos de caqui. Estou levando a receita para na época da fruta fazer esse bolo. Só meu marido que gosta da fruta, no bolo deve ficar muito bom.
    Bjos, quero desejar um feliz natal e um novo ano cheio de alegrias e felicidades.

    ResponderEliminar
  6. Tenho que experimentar. Nunca fiz nada com diospiros.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Querida Joana: nunca fiz bolo com dióspiros, mas pela aparência do teu, deve ser muito bom.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. tenho para fazer mas ainda nao fiz mas o teu ele ficou 5* adorei bjs boas festas

    ResponderEliminar
  9. As tuas fotos são sempre tão lindas! :) Não sou muito fã de dióspiros, mas provava uma fatia do teu bonito bolo. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Joaninha, saio sempre daqui de coração cheio!! Adoro dióspiros por isso vou levar esta receita super original... Beijinho e um Natal cheio de alegria.

    ResponderEliminar
  11. Joana, vibrei com teu belo espaço! Primeiro que eu não conhecia a palavra dióspiro. Sempre conheci por caqui, a fruta; e essa tua, estampada na foto, é a mesma que me era familiar em criança. Ela tinha um leve travor. Aqui para nós, essa já não mais é cultivada devido ao travo e desenvolveram variedades outras. Gostei bastante do teu texto e me encontrei nele identificando-me contigo: cada estação me traz um sentimento diferente de alegria e prazer, quer pela variedade dos frutos, pelas temperaturas ou coloridos da natureza. Adoro encarar a nova Estação! Hoje começa o Verão para nós e o inverno a vocês! Aqui abunda o pêssego que eu gosto bastante. Estero que as de vocês te agradem. Quanto a receita, me parece ótima! Fiz-me teu seguidor e voltarei mais vezes. Aproveito para desejar a ti e aos teus um Feliz Natal e Próspero Ano Novo! Grande abraço! Laerte.

    ResponderEliminar