31 de janeiro de 2017

Pão de couve flor



Os meus pais sempre nos "obrigaram" a comer de tudo! Não havia cá birras nem fitas. O que ia para a mesa comia-se! Se gostava menos comia menos...
Aí aos 8-10 anos deixaram-nos escolher uma coisa que não queríamos comer! O meu irmão escolheu lasanha (como é possível? mas sempre embicou com lasanhas e cannellonis... Agora já não!) A minha escolha recaiu sobre as couves (aquelas couves a nadar na sopa davam cabo de mim.)
Uma coisa que me ficou marcada foram os brócolos! Eu detestava brócolos! Aqueles ramos... que coisa assustadora. E um belo dia as nossas escolhas caíram no esquecimento (de propósito!)!
Lá me foi posto um bocado de brócolo no prato! Sem grandes fitas passei mais de 3h sentada à mesa daquela cozinha a olhar para ele e a imaginar como é que o ia comer ou se ia vencer os meus pais pelo cansaço! Tal não aconteceu e não pude ir para a cama enquanto não tivesse comido. Assim foi, a muito custo, lá comi o brócolo!


Hoje não me fascinam, mas não ficaria horas na cozinha para os comer, gosto muito do sabor mas os ramos grossos continuam a não ser o meu forte!
Tal como eles vem a couve flor, adoro o sabor e farto-me de a usar! Mas não aprecio os ramos mais grossos :p
Este pão ficou diferente e bem saboroso :) É interessante a mistura de especiarias e aromáticas e adoro o toque do queijo.
Confesso que gostei mais dele quente e não frio ou à temperatura ambiente como dizem que deve ser comido :p Aqueci sempre as minhas fatias!


Receita baseada em: drizzleanddip

Ingredientes:
- 3 chávenas de raminhos de couve flor
- 5 ovos
- 1/2 chávena de manjericão fresco
- 1 cebola roxa
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 raminho de alecrim
- 3/4 chávena de farinha de trigo sarraceno (MyProtein)
- 1 colher de café de fermento
- 1 colher de café de pimenta preta
- 1 colher de café de cominhos
- 1 colher de café de sal
- 125g de queijo cheddar
- sementes de sésamo e linhaça


Preparação:
1 - Pré-aquecer o forno a 180º.
2 - Separar os ramos da couve flor e cozê-los com um pouco de sal até que estes estejam suaves. Escorrer bem a água.
3 - Cortar umas rodelas de cebola roxa (4) e reservar. Cortar o resto da cebola e colocar com azeite e alecrim numa frigideira. Cozinhar em lume brando até que esta fique suave. Remover do lume, deixar arrefecer.
4 - Bater os ovos. Adicionar-lhes o manjericão, a farinha, o fermento, a pimenta, os cominhos e o sal.
5 - Juntar a cebola cozinhada com o alecrim e o queijo.
6 - Quando tudo estiver combinado juntar os raminhos de couve flor (frios) e misturar bem (com cuidado para não os partir).
7 - Numa forma forrada com papel vegetal colocar algumas sementes de sésamo e linhaça. Adicionar a mistura da couve flor e colocar as rodelas de cebola por cima.
8 - Colocar no forno cerca de 45-50min. Retirar do forno pelo menos 20min antes de servir.

28 comentários:

  1. O que eu me ri contigo! Sabes, eu também tive as minhas embirrações com alguns alimentos. Tal como tu, não achava piada nenhuma a couves a boiar na sopa! Hoje em dia adoro a sopa de couve que a minha mãe fazia naquele tempo! Brócolos e couve-flor eram legumes que não apareciam lá por casa. Mas apareciam muitos outros! Em todo o caso quando provei brócolos pela primeira vez detestei! Aprendi a gostar na maternidade, vê lá tu! Dizem que a comida de hospital é desenxabida mas conseguiram conquistar-me com os brócolos! A couve-flor aprendi a gostar recentemente e o meu filho mais velho já ganhou a mesma paixão! Tenho a certeza que este pão é absolutamente delicioso! Mas terei de usar queijo da ilha, de outra forma não poderia ser! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Aqui é mesmo, primeiro estranha-se, depois entranha-se - refiro-me a esta receita. Pensei que tinha lido mal o título ou que ocorrera qualquer erro. Afinal, não! Que ideia tão sedutora!
    É para experimentar, mesmo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Joana minha querida,
    Dei boas risadas com o seu relado, mas os teus pais tinha razão em escolher
    os teus alimentos. Criança gosta de comer besteiras, se todos os pais fizessem
    como os teus, não haveria crianças obesas e nem doentes.
    Lindo e irresistível o teu pão!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  4. Que pão lindo!! Escolheu muito bem os ingredientes, a combinação ficou demais! Fiquei maravilhada só de ver.
    Sou suspeita para falar, pois amo brócolis e couve-flor..:)

    ResponderEliminar
  5. Nunca tinha visto algo assim, mas deve ser mesmo bom :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
  6. Já me fizeste rir Joana, grandes tormentos que passas-te.
    Os brócolos também não são o meu forte, gosto muito mais de couve flor e fiquei fascinada com esta receita, a mãe disse logo que coisa estranha, fazem com cada coisa.....eheheh, outros tempos modernices.!😂
    Beijinho e vou divulgar a tua receita.

    ResponderEliminar
  7. Ao ler o teu relato viajei também até à minha infância. Na minha casa também não havia espaço para esquisitos, a minha irmã chegou a adormecer em frente a um prato de arroz de bacalhau! :) Agora o teu irmão não gostar de lasanha em criança é que era estranho. He he he O teu pão é diferente mas bem apetitoso! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  8. Joaninha querida,

    eu sempre comi de tudo!!!
    Vá há umas comiditas que nunca gostei e muito menos agora e nunca me lembro de ter sido obrigada pois sempre que tentavam ia tudo fora :)
    Eu adoro couve-flor e por cá cultivamos bastante para congelar, ainda hoje o meu jantar tinha.
    Curioso que tinha essa receita em mente para fazer, e gostei do interior muito, muito.
    Vou ter em atenção à tua sugestão de o comer quente.

    UM beijinho grande

    ResponderEliminar
  9. Oi Joana, bn!
    Fiquei daqui imaginando o sabor desse pão. Nossa, eu adoro couve flor!
    Bjssss amiga

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana
    Já comigo, se não comia ficava com fome,
    esta receita parece ótima, gosto de couve.
    Bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. Que diferente a sua receita!!! Ficou tão lindo esse pão!!! Eu adoreiii!!! Bjks

    ResponderEliminar
  12. Olhaaaaaaa que pão tão diferente! Nunca tinha sequer imaginado que era possível fazer pão de couve-flor! E nem consigo imaginar o sabor. É mais uma daquelas tuas coisas que adoraria provar! :)

    ResponderEliminar
  13. Que bom aspeto! E é completo para vegetarianos! :) beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Ficou com um aspecto mt bom e como adoro cove flor para mim esta perfeito hummm bjs bs

    ResponderEliminar
  15. Oi, Joana!

    Gostei das recordações da infância... Hehehe
    Eu não comia cebola, de jeito nenhum, quando era pequena. Hoje, simplesmente adoro!
    Este pão ficou lindo!! Gostei da receita!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  16. Querida Joana: sempre a surpreender-nos com receitas deliciosas e diferentes. Este pão é diferente de tudo o que já vi. Fiquei fascinada.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  17. O teu pão ficou lindo e a combinação de sabores deve ser muito interessante.
    Eu quando era criança odiava cebola, acho que nem provava mas dizia logo que não gostava ehehe Hoje em dia adoro se for cozinhada, crua não gosto mesmo (mas desta vez já experimentei).
    Beijinhos
    Cláudia Ralha
    www.oprazerdacozinha.com

    ResponderEliminar
  18. Joaninha o que eu gostei de ler este teu post,remeteu-me directamente à minha infância!
    Claro é que que em também eu tinha aqueles alimentos no prato que eu não gostava nadinha. Fiz umas valentes birras, de que nada me valiam pois tinha que comer na mesma. E o mais engraçado é que muitos dos alimentos com os quais eu fazia as minhas birras hoje são aqueles que não dispenso nas minhas refeições. É caso para se dizer que mudam~se os tempos mudam-se as vontades.
    O teu pão está com um aspecto maravilhoso, e jamais me passaria pela cabeça um pão de couve flor.
    Beijinho enorme minha querida, muito obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  19. Olá Joaninha! Agora entendo o segredo das suas receitas deliciosas... só quem teve uma boa educação alimentar conseguiria fazer as delícias que por aqui vão passando. E claro, vou tentar fazer esta receita... bjinho grande.

    ResponderEliminar
  20. Olá Joaninha! Agora entendo o segredo das suas receitas deliciosas... só quem teve uma boa educação alimentar conseguiria fazer as delícias que por aqui vão passando. E claro, vou tentar fazer esta receita... bjinho grande.

    ResponderEliminar
  21. Bom dia, Joana!
    Lá em casa também não tinha frescura: comia-se o que tinha e nada de reclamar, afinal o pai dava duro pra colocar comida em casa e aprendemos a agradecer pelo que tinha.
    Eu amo brócolis e couve-flor. Só de ver seu post fiquei com água na boca. E a receitinha, estou levando... parece deliciosa.

    Abraços esmagadores e feliz semana.

    ResponderEliminar
  22. Olá Joana,
    Como é bom poder recordar... Como já tenho mais uns anitos hehe, em criança tinha de andar de "bibe". E esses bibes, tinham à frente um bolso redondo que eu utilizava também como um esconderijo. E quando me punham legumes no prato... iam direitinhos para o dito cujo. Hoje... quase que sou vegetariana e já não poderia prescindir deles na minha alimentação.
    Este pão é uma receita cheia de cor e sabores. Boa e saborosa sugestão. Gostei :) pena tenho de não poder provar :(
    Beijinho

    ResponderEliminar
  23. Muito obrigada a todos pelos simpáticos comentários.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  24. Olá chegando por aqui e gostando muito.
    Parece que estou num mundo encantado.
    Amei as receitas e tuas imagens lindas.

    Abraço✿

    ResponderEliminar
  25. Gosto imenso de bolinho de couve flor Joana.
    E com esse queijinho deve estar uma delícia!
    Eu quando era pequena acho que de legumes era mais a beterraba que não gostava. De sopa sempre gostei. Lembro-me de uma altura que deixei de comer bróculos, mas porque enjoei de tanto os comer hehe.
    Mas à mesa sempre foi uma só comida para todos, e ninguém se queixava e tínhamos de comer sem birras. Ainda hoje é um pouco assim, mas já cozinho mais ao meu gosto!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  26. Também já fiz esse pão e gostei bastante. O teu ficou muito bonito, quanto às birras acho que só reclamava quando era coelho ou açorda. Agora gosto muito de açorda, já de coelho continuo a não gostar lá muito. Até agora tenho um filho que come tudo, vamos lá ver se assim continua :) beijos

    ResponderEliminar