11 de janeiro de 2017

Pão de alfarroba com figos e nozes



Apesar de estar feito há muito tempo e estar aqui à espera para ser publicado este é dos pães que mais gostei!
Confesso que quando experimentei a farinha de alfarroba pela primeira vez não fiquei de todo fã. Usei demasiada e acho que ficou muito pesado! A segunda vez que experimentei, em conta peso e medida já adorei... E posso dizer que agora não falta no meu canto das farinhas!


Este pão é maravilhoso, óptimo para partilhar :)
As nozes descascadas pela minha avó, os figos da minha tia e o melaço oferecido dão um gosto especial ao pão!
Simples, que parece de chocolate (mas não é) e que depois de tantos excessos é um pão doce mais contido e delicioso com uma receita adaptada de um blogue e menina que eu adoro!!
Comer uma fatia ainda quentinha com este doce de figo e noz (Quinta de Jugais) é uma maravilha...


Receita baseada em: ananasehortela

Ingredientes:
- 150g de farinha
- 175g de farinha de aveia
- 50g de farinha de alfarroba
- 1 colher de sopa de farinha de milho
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de canela
- 1/2 colher de chá de sal
- 100mL de melaço
- 2 chávenas de queijo quark
- 3/4 chávena de leite
- raspa de 1 limão
- 100g de nozes
- 100g de figos secos


Preparação:
1 - Pré-aquecer o forno a 170º. Forrar uma forma de bolo inglês com papel vegetal.
2 - Numa taça misturar as farinhas, o sal, o bicarbonato e a canela.
3 - Noutra taça misturar o queijo quark com o leite e a raspa de limão e depois com o melaço.
4 - Adicionar aos poucos esta mistura à mistura das farinhas e envolver bem. A massa fica muito espessa.
5 - Juntar os figos e as nozes picados grosseiramente e envolver.
6 - Colocar a massa na forma sem alisar o topo e levar ao forno cerca de 45min-1h (fazer o teste do palito).
7 - Desenformar e esperar que arrefeça completamente antes de fatiar.



20 comentários:

  1. Minha linda! Este Natal sobraram imensos figos! Ainda ontem olhava para eles e pensava que destino lhes havia de dar pois não queria que fosse em doces pois estamos mais que fartos! Este pão vem mesmo a calhar! Ainda por cima tenho todos os ingredientes em casa, excepto o quark que aqui não encontro e as embalagens que trouxe de férias já se foram há muito! Irei substituir por iogurte! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que pão mais nutritivo e cheio de sabor certamente, com os figos e nozes ai no meio deve estar mesmo top.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Uma fatia se faz favor e se não for abusar um chá para acompanhar!!! :D
    Que aspecto delicioso!! Tu e as tuas receitas fantásticas que me deixam sempre de água na boca!!
    Beijinho enorme princesa***

    ResponderEliminar
  4. Esse pão deve ser tão bom! Parece um bolo de chocolate com frutos secos. :)

    ResponderEliminar
  5. Joana, aqui é garantido - encontro sempre receitas fabulosas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Uau, mas que belo pão, tudo ingredientes que adoro! E ficou com um aspecto maravilhoso. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Gostei bastante deste pão, fiquei super curiosa com o seu sabor :)
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  8. Querida Joana: também gosto muito das receitas da Inês e tinha este pão marcado para fazer. Agora, ao ver o teu, a vontade voltou e vai ser experimentado já amanhã. As tuas fatias estão com uma cor linda e apetitosa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Esse pão é mesmo maravilhoso Joana! Já fiz e cá em casa adorámos. E quando é feito assim, com ingredientes genuínos ainda sabe melhor. Ficou lindo o teu pãozinho e fiquei cheio de vontade de repetir. :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. quando vi este pão no blogue da inês também pensei: "tenho de fazê-lo"!! entretanto comi os figos todos lol tenho de me reabastecer, tem um aspecto óptimo e torrado com manteiga deve ser uma maravilha!!

    ResponderEliminar
  11. Querida Joana,
    Este pão já está marcada no livro para ser feita, desde que comprei o mesmo e agora, com este teu post, mais vontade me deu de fazê-lo e de prová-lo.
    Ficou lindo, lindo!!!
    Beijinhos grandes,
    Lia

    ResponderEliminar
  12. adorei ... sou super fã de alfarroba e esse pão está com ingredientes tão ricos, que tenho de o fazer breve... breve... :p
    depois conto.

    beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
  13. adoro pao e este ficou com um aspecto tao bom gostei mt bjs bfs

    ResponderEliminar
  14. Oi, Joana!

    As fotos já mostram que este pão é delicioso!! Ficou lindo!!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  15. Parece muito bem, sabes que me aconteceu o mesmo com a farinha de alfarroba, usei demasiado e ficou demasiado forte! Mas agora adoro. Esse pelo aspecto deve ter ficado muito bom. kiss

    ResponderEliminar
  16. Joana minha querida,
    Ainda não provei farinha de alfarroba, a cor é linda e com certeza
    deixa as receitas mais saudáveis e apetitosas, além de ricas.
    Seu pão ficou maravilhoso!

    Beijinhos, abençoada semana ♥

    ResponderEliminar
  17. Muito obrigada a todos pelos comentários.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  18. Eu também já exagerei na quantidade de farinha de alfarroba e odiei, mas tendo cuidado com a quantidade o resultado é um bolinho fantástico :) Esse pão deve ter um sabor mesmo viciante :D

    ResponderEliminar
  19. O que eu adoro farinha de alfarroba!
    Nunca falta em casa, fica deliciosa em pães, bolos e bolachinhas :)
    Fiquei tão contente ao ver este pãozinho aqui!! É um dos meus preferidos, desde que o marquei no livro, e até hoje sempre que posso faço, porque fica excelente mesmo passado uns dias.
    Que bom que gostaste! E obrigada pelo teu carinho e palavras minha querida :)
    Um beijinho enorme.

    ResponderEliminar