27 de maio de 2016

Tomatada com ervilhas de quebrar e ovos escalfados


Quando vou a casa da minha avó paterna venho com um cesto cheio dos produtos do quintal dela, sem produtos químicos e gosto tanto! Os produtos têm um sabor completamente diferente!
Infelizmente não vou tantas vezes lá a casa como gostava, e por cá tento sempre comprar legumes biológicos, ou compro a uma cliente da Farmácia ou no super-mercado.
Acho que se pudermos evitar produtos que são tratados com químicos tanto melhor :) E de um modo geral os legumes são muito mais saborosos!

Quando me ligaram da Mercearia Bio para fazer uma receita para eles a minha resposta foi directa, claro que sim! É um conceito com o qual me identifico, produtos biológicos, e apesar de estarem no Algarve, levam os produtos para todo o país!


Receita adaptada de: Lorraine Pascale - Eating Well Made Easy - Spicy baked eggs with spinach, mushroom and oregano - pag 170

Ingredientes:
- 1 + 1 colher de sopa de azeite
- 1 cebola
- 2 colheres de chá de orégãos
- 3 dentes de alho biológicos
- 10 tomates biológicos
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- 100mL de água
- 1/2 malagueta
- 1 colher de chá de paprica
- 1 colher de chá de cominhos
- 1 pitada de pimenta cayenne
- sal
- 3 pimentos baby (vermelho, amarelo e laranja)
- 150g de ervilhas de quebrar
- 1/2 cebola roxa
- 2 ovos biológicos
- cebolinho fresco


Preparação:
1 -  Colocar num tacho o azeite com a cebola picada e os orégãos e deixar alourar durante cerca de 5min.
2 - Juntar o alho cortado aos pedacinhos e deixar ao lume, mexendo para que não queime.
3 - Adicionar os tomates cortados aos pedaços, a polpa, a malagueta muito bem picada e a água. Deixar ferver.
4 - Adicionar os temperos e triturar com a varinha ligeiramente.
5 - Juntar os pimentos cortados em pedaços bem finos.
6 - Entretanto preparar as ervilhas, colocando numa frigideira com azeite a cebola roxa. Adicionar as ervilhas (previamente arranjadas, sem o fio) e deixar ao lume até que fiquem estaladiças. Juntar ao tomate.
8 - Colocar os ovos no tacho, tapá-lo e deixar que estes fiquem prontos (cerca de 10min em lume brando).
9 - No fim, salpicar a mistura com cebolinho fresco.


22 comentários:

  1. Com o tempo que está este pratinho é mesmo o melhor que se pode comer! Apetece mesmo molhar o pão! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro ervilhas de quebrar , ainda não vi á venda por aqui.
    Com ovos fica mesmo ao meu gosto, adorei
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Minha querida nem sabes como fiquei feliz com a tua receita. Já há alguns meses que retirei a carne da minha alimentação. E ervilhas com ovos escalfados é um prato que eu adoro mas que ainda não fiz desde que deixei de comer carne pois não tinha encontrado nenhuma receita que me despertasse atenção. Hoje foi o dia!! E estou tão feliz!!´
    Obrigada minha querida.
    Beijinho enorme e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana
    Ainda vou aprender direitinho fazer esta receita, fiz aqui mas não deu muito certo,
    a sua está com uma cara ótima, também com ótimos produtos.
    bjs e bom fim de semana.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Wuau mas que prato de comida mais delisioso adorooo e com ovos entao é o maximo super hummmm ficou 5* bjs bfs

    ResponderEliminar
  6. Querida Joana: adoro ervilhas ( e tudo que seja leguminosa)e estas estão maravilhosas.
    Receita da Lorraine e aprovada e testada por ti só pode ser uma delícia!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Adoro! Adoro! Adoro!
    Já me deliciava com um pratinho desses.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Adoro ervilhas e adoro este teu prato tão lindo e apetitoso! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. Hum parece ser delicioso! Mais uma receita para se experimentar cá em casa!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Humm... Que bom aspecto Joana.
    Adorei!!
    Bjinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Confesso que não aprecio ervilhas de quebrar, contudo o meu filho e o meu marido adoram. Ainda para mais o meu marido A D O R A tomatada. Tenho de fazer para eles.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Gosto tanto de ervilhas de quebrar, fazem-me lembrar muito da minha infância, pois a minha mãe cozinhava-as muitas vezes. Este prato delicioso satisfaz as minhas delicias e é perfeito para estes dias de primavera que mais parecem de inverno. Verdadeira comfort food, mas saudável e perfeita para aconchegar o estômago. Gostei muito. :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Que maravilha querida Joana, poder saborear produtos sem químicas.
    Você tem sorte em ter a sua avó por perto.
    A minha mãe e minha sogra tbm plantam produtos sem aditivos químicos
    e tem galinhas caipiras no quintal.
    Uma pena que elas moram em outra cidade, cada uma em cidades diferentes.
    Quando vou visitá-las eu tbm trago muitas delícias naturais.
    O teu prato ficou lindo e reconfortante, muito bom!

    Beijinhos, ótimo final de semana! ♥

    ResponderEliminar
  14. Oi Joana!
    Concordo plenamente com vc quando diz que os sabores são muito diferentes, os organicos e os com produtos químicos. Sua receita ficou de dar água na boca!
    Bjsss amiga e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  15. Oi Joana!
    Concordo plenamente com vc quando diz que os sabores são muito diferentes, os organicos e os com produtos químicos. Sua receita ficou de dar água na boca!
    Bjsss amiga e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  16. Simply delicious!

    Have a great start of the week :)

    http://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar
  17. Olá Joana,
    adoro este tipo de receita! Este ano infelizmente não consegui encontrar ervilhas de quebrar... costumo fazer todos os anos, mas este ano tive de me contentar com as de debulhar :)
    Está super apetitosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Adorei a sugestão, Joana!
    As imagens estão lindas!
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  19. Muito obrigada a todos pelos simpáticos comentários :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  20. Adoro Joana.
    Esta é das combinações que mais gosto e molhar um pãozinho na gema do ovo e nesse molho é do melhor.
    Com produtos assim, fresquinhos e biológicos, imagino o sabor ainda mais requintado.
    Beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  21. É verdade que os produtos biológicos fazem toda a diferença! Nesta receita, por exemplo, tão à base de produtos naturais, isso nota-se :) Ficou com uma cor linda e um sabor delicioso, imagino :D

    ResponderEliminar
  22. Isto é comida de conforto, adoro Joaninha.
    Com produtos de época, biológicos e os ovinhos perfeitos para molhar o pão.
    Sem dúvida que legumes biológicos e ovos caseiros não têm comparação com os restantes, estamos de facto a comer bem e comida de verdade.
    E isso é tão bom, um beijinho enorme.

    ResponderEliminar