10 de julho de 2014

Salada de camarão e espargos

De regresso! Depois de umas merecidas férias! Noutra língua, com comidas deliciosas!
Turquia foi o destino! E a gastronomia fascinou-me! Perdi-me no meio dos mercados, de tantas especiarias, de cerâmicas lindas! E venho com imensa vontade de experimentar as especiarias todas!! :) Adoro novos mundos, novas culturas. É tão bom trazer um bocadinho de cada cultura connosco!

prazer a cozinhar - Salada de camarão e espargos

E com este calor sabe bem uma salada, não é verdade?
E os espargos são tão bonitos e tão saborosos! Resultaram numa salada deliciosa!
(Acho que não os cozinhei muito bem, ficaram um pouco duros)

prazer a cozinhar - Salada de camarão e espargos


Ingredientes:
- 6 espargos
- sal
- 250g miolo de camarão
- 3 dentes de alho
- piri-piri
- paprica
- azeite
- croutons de alho

prazer a cozinhar - Salada de camarão e espargos

Preparação:
1 - Arranjar os espargos (ver aqui). Levar ao lume, com sal, durante cerca de 5min. Retirar e colocá-los em água fria e com gelo para travar a cozedura.
2 - Colocar ao lume uma frigideira com um fio de azeite e alho e juntar-lhes os camarões. Temperá-los com piri-piri e paprica.
3 - Juntar os espargos à frigideira.
4 - Colocar tudo num prato e juntar croutons a gosto.

prazer a cozinhar - Salada de camarão e espargos

19 comentários:

  1. Bom dia, Joana!
    Que aspecto delicioso!
    Também adorei a Turquia... apesar das diferenças senti-me em casa! E os aromas e especiarias, então?!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Fui acompanhando um bocadinho das tuas férias no instagram e devem ter sido fantásticas :) e que belo regresso com comidinha deliciosa :) beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Está tanto calor aqui que esta salada vinha mesmo a calhar :))
    pelo que vi as tuas férias devem ter sido muito giras, back to work!

    ResponderEliminar
  4. Hum, esta saladinha com ingredientes que eu tanto gosto.

    ResponderEliminar
  5. Visitei a Turquia há uns três anos e não fique com boa impressão!
    Mas gostei imenso desta tua sugestão :)

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de espargos e achei a tua salada uma delicia
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Gostei imenso desta tua sugestão Joana, uma saladinha com ingredientes mesmo a meu gosto e super colorida como se quer :)
    Mas o que me fascinou mais neste post foi aquilo que escreveste sobre as tuas férias (se calhar o termo "fascinar" deveria ser substituído por "aquilo que me deixou de cabelos em pé com tanta inveja" ;) hehehe Adorava ir à Turquia, é mesmo uma daquelas viagens que gostava imenso de fazer e que quero muito poder conseguir realizar em breve! Acho que só queria mesmo lá ir passar uns dias para me "perder" no mundo gastronómico e para poder vir carregada de tantas especiarias e produtos diferentes ;) Aliás, mesmo uns dias antes de vir viver para Londres, uma amiga minha foi passear férias a Istambul e trouxe-me de presente uma caixa linda cheia de especiarias que, obviamente, vieram imediatamente na minha mala para Londres e que estão constantemente a ser utilizadas! espero que desfrutes ao máximo desses novos ingredientes agora e que nos vás contando tudinho ;)
    Beijinhos grandes *

    ResponderEliminar
  8. É uma ótima salada, que ainda não provei vê se pode, a viagem foi
    boa , a turqui é um lugar lindo que fascina.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. MINHA QUERIDA
    Vou ficar ausênte não sei por quanto tempo descobri cálculo biliar na vesícula.Sinto muitas dores, enjoo.
    Agradeço pelo carinho, comentários, amizade,

    forças, ânimo,....

    sem vcs nada teria sentido!!
    Ana

    ResponderEliminar
  10. Olá Joaninha,

    oh que bom já foste de férias eu ainda tenho que esperar.
    Finalmente chegaram os dias quentes e esta salada com esse copinho são a combinação perfeita para uma refeição deliciosa.
    Ficou tão linda e fofa a foto com os espargo, e eu adoro-os.

    beijinhos e bom regresso

    ResponderEliminar
  11. Adorei a sugestão, óptima para o verão :)
    Beijinhos

    http://miascuisinemf.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Que conjugação de cores deliciosa!
    Adoro as tuas fotografias, fico normalmente um bom bocado só a olhar para elas :)
    Não sou muito fã de espargos verdes, mas está bem apetitosa esta saladinha :)

    ResponderEliminar
  13. Querida Joana, seja muito bem vinda de volta, e como passaram rápido as férias mas imagino como deve ter ficado maravilhada com a Turquia, minha amiga viajou a uns anos atrás e voltou deslumbrada, com tantas cores, tanto artesanato, não sei onde vc ficou mas ela esteve em Istambul, nem sei se é perto ou não, mas é que lembrei disso hehe. Depois nos conte como foi, vou adorar. Por falar em adorar, gostei muito desses aspargos em salada, com camarão, ficaram mesmo perfeitos. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  14. Querida Joana: as férias sabem sempre tão bem e nota-se que vens com as "baterias " carregadas. Que bom! Bom também este pratinho com sabores que se conjugam na perfeição e com cores bem bonitas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  15. Ah a Turquia deve ser linda demaaaais. Bom retorno, e continue fazendo estas delicias!!
    www.marolacomcarambola.com.br

    ResponderEliminar
  16. Joaninha!
    De regresso e cheia de aventuras para nos contar :)
    Adorei ver algumas das tuas fotos por lá, era um destino que gostava muito de ir.
    E espargos adoro, camarão ainda mais! Muito bom mesmo.
    E eu gosto deles assim meios crocantes, ficam deliciosos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Oi Joana!
    Esta salada parece ter ficado muitos saborosa!!!
    Bjs
    Mel

    ResponderEliminar
  18. Uma salada apelativa e deliciosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Obrigada a todos pelos comentários :)

    ResponderEliminar