4 de novembro de 2013

Bundt de abóbora e nozes

Assim que tive tempo corri à procura da forma do Bundt. Comprei-a e estreei-a logo a seguir!
Achei que iria a tempo da segunda edição da Bundtmania (organizado pela Mena e pela Lia), esta com tema do Halloween em casa da Lia (Salsa Verde), mas não! Era só até Outubro e eu confundi a data com a publicação dos Bundts dia 15 de Novembro! Não interessa! Foi um prazer à mesma! :)
Usei a receita do bolo de abóbora de uma tia minha mas o bolo ficou um pouco enqueijado! Muito saboroso! Acho que as nozes e a abóbora combinam muito bem, no entanto devia ter ficado mais tempo no forno!

prazer a cozinhar - Bundt de abóbora e nozes

 Ingredientes:
- 500g de abóbora cozida e escorrida
- 400g de açúcar amarelo
- 75g de manteiga
- raspa e sumo de 1 limão
- 4 ovos
- 2 colheres de mel
- 1 colher de sobremesa de fermento
- 300g de nozes
- 400g de farinha
- açúcar em pó

prazer a cozinhar - Bundt de abóbora e nozes

Preparação:
1 - Colocar a abóbora cozinhada e escorrida juntamente com o açúcar, a manteiga derretida, a raspa e o sumo do limão, os ovos, o mel e o fermento e misturar tudo muito bem. A mistura deve ficar macia.
2 - Juntar as nozes picadas grosseiramente.
3 - Por fim, adicionar a farinha.
4 - Colocar numa forma untada e polvilhada e levar ao forno pré aquecido anteriormente a 200º cerca de 50minutos a 1hora tapado com papel vegetal (só teve 40min e enqueijou).
5 - Polvilhar com açúcar em pó.

prazer a cozinhar - Bundt de abóbora e nozes

25 comentários:

  1. Muito bom! também tenho que comprar uma forma destas! bjks

    ResponderEliminar
  2. Querida Joana,
    Não estás nada atrasada. Estás muito a tempo, pois o tema tem 1 mês de duração e o tema halloween é de 15 de Outubro a 15 de Novembro, por isso, mesmo já tendo passado o halloween, o teu bundt, lindo e da cor do Outono, está lindo, lindo e muito a tempo de desfile que vai decorrer no dia 15.
    Abóbora e nozes são de facto uma combinação dos céus, a tua forma bundt tem um efeito lindo e o bolo, embora enqueijado, deve estar espectacular de sabor e já se sabe querida, na cozinha, não é só sucessos, certo?
    Beijinhos muito grandes e obrigada por participares minha linda,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Ai que delícia de aspecto :)... Eu acho estes bundts uma tentação!!! Tenho de dizer para mim várias vezes baixinho "não tens lugar para mais formas, não tens não"... lol :)
    um beijo

    ResponderEliminar
  4. Tão lindo e tão perfeito que ficou o teu Bundts!!!
    Eu comia essa fatia com imenso prazer...com um chazinho ou outra bebida bem quentinha tenho a certeza que me ia lambuzar!!!

    Beijinhos:

    ResponderEliminar
  5. Olá Joaninha,
    As tuas fotos estão cada vez mais bonitas e apelam à minha gula :)
    Mesmo enqueijado, este bundt tem tudo para estar delicioso. Abóbora e nozes casam muito bem :) Aposto que não sobrou nadinha?!
    Vê o passatempo no meu cantinho
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  6. Abóbora e nozes são uma combinação perfeita!
    Além de delicioso esse bolo está lindo.
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  7. Joana querida,

    tive um ataque ao ler este post pois eu estava na ideia que era até 15 de Novembro e não me enganei ufa:)
    uma combinação bastante agradável e saborosa, é um casamento perfeito nozes e abóbora, pois a textura é como eu gosto, nada seco, as meninas Bundts vão gostar de certeza.
    A forma é bem linda dá um visual muito bonito.

    Beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  8. Gostei especialmente do interior do bolinho.

    ResponderEliminar
  9. Que aspecto maravilhoso, mesmo como eu gosto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que lindo o seu bolo Joana, abobora e nozes hummmm... deve ser uma combinação deliciosa!
    Uma ótima semana,
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Nunca fiz um bundt Joana, e olha que vejo delicias de bundts pelos blogs. Saiba que adoro bolo enqueijado, creio que é por causa da abóbora que tem muita água, mas ficou bem ao meu gosto, é assim que prefiro. Ainda mais com nozes, uau, ficou perfeito! Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  12. Mesmo enqueijado ficou maravilhoso.
    Imagino o sabor.
    Beijinhos
    Rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Ainda vai a tempo Joana!
    Da festa dos bundts deste mês :)
    E que belo bundt! Adoro abóbora e nozes e sabes, adoro quando fica meio enqueijado, fica delicioso não achas?
    Levo uma fatia do teu e dou uma do meu, pode ser? :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Olá minha lindinha!
    Adorei a combinação de sabores, bolinho perfeito, arrasou, parabéns!

    Um grande beijo e sucessos sempre ♥

    ResponderEliminar
  15. Bem... que espanto de fotografias, uma excelente reportagem :)

    Também eu gosto da combinação de sabores que escolheste... e bolos enqueijados também são apreciados por aqui. O meu irmão pede-me imensas vezes "deixa-o enqueijado, vá lá!!", mas quando queremos é quando não sai :)

    ResponderEliminar
  16. Eu também não consegui participar, têm sido umas semanas complicadas! Vou esperar pelo próximo desafio :)
    Ficou um bolo lindo! Eu adoro bolo de abóbora e com nozes deve ficar óptimo!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  17. Deve ser mesmo bom!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Oi Joana, deve ficar muuto bom.Beijos e boa semana.

    ResponderEliminar
  19. Hum, Joana! Adorei esta tua participação! esse bolinho com as nozes partidinhas tem ar de ficar divinal! De certeza que a Mena e a Lia vão adorar!
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Que lindo, Joana!:) Tenho de ver se me aventuro com os Bundt Cakes... Ainda não tenho forma, e a minha aquisição mais recente foram umas forminhas de silicone para muffins, por isso agora tenho de as usar até me cansar.;)
    Já te respondi (finalmente) ao comentário sobre o Suppenbar de Dresden. Estiveste na Alemanha como turista ou moraste cá também? Eu morei em Dresden uns anos e adoro a cidade, está-me no coração.:)

    Beijinhos*
    Olivia

    ResponderEliminar
  21. Olá Joana!
    O bundt está espectacular, dá vontade de roubar uma fatia (ou todo!) ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Belo bundt!!
    Para mim "enqueijado" não é problema, gosto ainda mais. :D
    Abóbora e nozes, great match.

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Joana querida,

    Também escolhi abóbora e nozes para o meu Bundt, uma combinação deliciosa sem dúvida e que resultou em pleno !
    Adorei o teu, amiga, está lindíssimo e as fotos estão maravilhosas ! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Já fiz, com pequeninas alterações. Fiz na bimby... Adorei mesmo o resultado e vou repetir, claro! Terei, no entanto, de preparar melhor a minha forma de silicone... Obrigada pela partilha!
    bjs
    ju

    http://manasecompanhia.blogspot.pt/2013/12/bundt-de-abobora-e-frutos-secos-ju.html

    ResponderEliminar