8 de junho de 2013

Convidei para jantar a minha tia bisavó

Acho que hoje em dia o papel dos avós/bisavós nas famílias é fundamental. Não há trabalhos que acabem cedo e há que contar com a ajuda dos familiares. A grande parte da minha infância foi passada em casa da minha avó materna!

imagem retirada de: http://gaudencionabos.blogspot.pt/


A Titi L., a minha tia bisavó e o Avô M., o meu bisavô, passaram todas aquelas horas entre a saída da escola e a chegada dos pais durante imensos anos. Os meus avós também claro, mas inicialmente ainda estavam a trabalhar e eram eles que nos aturavam de dia para dia. 

A Titi fazia-nos o lanche, ou o sumo de laranja com as laranjas apanhadas do quintal, ou o copo de leite, com umas torradinhas com manteiga e no final 4 ou 5 bolachas Maria ou Torradas :) O meu primo guardava sempre uma bolacha e quando nós já tínhamos acabado ele ficava todo contente a dizer que ainda tinha!

Tenho imensas recordações dessa altura e tão boas! Depois do lanche era hora dos trabalhos de casa e depois sim, hora de brincar! Eu e o meu irmão (como é natural daquela idade) gostávamos muito de implicar um com o outro e às vezes lá tinha a Titi que mostrar a colher de pau ou dizer que punha piri-piri na boca de quem dizia asneiras. Raramente era necessária a intervenção do Avô M.
Até aos 10 anos foi sempre assim! Depois começaram as aulas de inglês e de francês e o tempo em casa dos avós foi diminuindo, lanchávamos e íamos para aulas.

Quando os meus pais não estavam a Titi veio várias vezes para nossa casa ou íamos nós para casa dos meus avós! Achava que éramos uns preguiçosos! “Ainda estão na cama? A escola começa daqui a 1hora! Estes meninos são uns mandriões”.

O tempo passou mas continuei sempre muito ligada à Titi, magrinha magrinha que fazia impressão, sempre pronta para ajudar, com uma energia incansável, pouco tempo se sentava nos almoços de família de tão atarefada que andava. Gulosa, muito gulosa, felizmente com nenhum problema de saúde!

No primeiro ano de faculdade ia (quase) todos os dias dar-lhe um beijinho. Entrei em Economia e a casa era pertinho da Faculdade. Depois mudei de curso e as visitas passaram a ser semanais! Sempre bem disposta, chegou aos 100 anos como se fossem 70, lavava a loiça, fazia a cama, tomava banho! Uma jovem!

Numa tarde chuvosa fiz um desvio e passei lá por casa, fiquei sentada ao lado dela e falamos durante horas! Cantou-me canções mesmo bonitas da altura dela, falou-me de namoricos, vimos televisão! Foi tão bom, saí de lá mesmo contente! No dia a seguir faleceu, penso que teve uma vida feliz e devo-lhe grande parte da educação, das boas maneiras e da pessoa que sou hoje.

De cozinha só me viu a fazer biscoitos do garfo naquelas tardes em que ficava em casa comigo. Acho que iria ficar curiosa de saber do meu interesse mas certamente feliz. Por isso, ela é a minha convidada na 13ª edição do Convidei para Jantar, iniciativa da Anasbageri, que este mês se realiza no Pão de Cereais.


Almôndegas de atum com curgete
(receita adaptada de peasandpeanuts)

prazer a cozinhar - almôndegas de atum e curgete

Ingredientes:
- 350g de curgete cozinhada
- 400g de atum enlatado
- 3 colheres de sopa de maionese
- 1 ramo de salsa picada
- 1/2 cebola picada
- 5 dentes de alho triturados
- 1 ovo
- sal
- pimenta preta moída na hora
- 2 colheres de sopa de sumo de limão
- farinha q.b.
- sementes de sésamo 
- sementes de papoila
- azeite

prazer a cozinhar - almôndegas de atum e curgete

Preparação:
1 - Triturar a curgete cozida com a varinha mágica.
2 - Escorrer bem o atum e juntar-lhe a curgete com a ajuda de um garfo.
3 - Retirar o excesso de líquido (com a ajuda de um passador).
4 - Juntar a maionese, a cebola, os dentes de alho, a salsa e o ovo. Temperar com sal e pimenta e regar com o sumo de limão. Misturar tudo muito bem com um garfo.
5 - Moldar a massa em pequenas bolas com a ajuda de um pouco de farinha. Passar depois as bolinhas pela mistura das sementes de sésamo e de papoila.
6 - Fritar as almôndegas numa frigideira com um bocadinho de azeite até que estas fiquem loirinhas.

prazer a cozinhar - almôndegas de atum e curgete

29 comentários:

  1. Oi Joana, como é bom a casa e o carinho de vó, não é mesmo? Os meus avós já se foram também, mas ficam as boas recordações!
    Nossa... estas almôndegas ficaram lindas e super apetitosas!
    Beijos e ótimo fds,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  2. bem agora eu me vi em ti pois tb foi criada com a minha avo com o meu irmao e mt coisa que dizes tb sou eu como a vida ela nos da licoes engraçado adorei elas estao bonito bonitas e o interior mt bom humm bjs bfs

    ResponderEliminar
  3. Minha querida Joana, ainda bem que pudeste ter a companhia da tua bisavó e aproveitar bons momentos com ela que ficarão para sempre na tua memória. Eu não tive essa sorte e apenas tenho algumas memórias de infância.
    Gostei muito desta tua sugestão, diferente e saborosa por sinal :) e uma excelente participação!

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Joana,eu não tive essa sorte.Os meus avós faleceram novos:(
    Não conheci os bisavós:(
    És uma sortuda.São recordações que acompanham-nos para toda a vida.
    ...E essas almondêgas têm um aspeto muito convidativo.Uma sugestão leve e saudável.bjns e boa noite,violeta

    ResponderEliminar
  5. Linda postagem e excelente receita.
    Tenha um Bom Fim de Semana :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Adorei ler sobre a titi L,é tão bom ter esse tipo de recordações :)
    Quando à receita, gostei e vou experimentar :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Boas recordaçôes eu só conheci o avô paterno mas com vim de Angola convivi muito pouco tempo com ele.
    Adorei a sugestão,ficaram tão lindas e com excelentes ingredientes.
    Eu ia gostar...
    Bom domingo
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Gostei de conhecer a tua Titi. E adorei quando falas no papel dos avós!! E eu que o diga!! Que tanta falta me fazem e aos meus pequenos a ausencia deles! O que nos vale é que adotamos avós por todo o lado! Mas não é a mesma coisa!
    E o que não é a mesma coisa, são estas almondegas! Adoro atum e tem um aspeto deliciosoooo!!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Que doce deve ser a sua Titi, que relato fantástico e delicado.
    E suas almondegas ficaram divinas parabéns.
    Beijos Luci

    ResponderEliminar
  10. Têm um aspeto fantástico! Adorei a receita!

    ResponderEliminar
  11. Revejo-me tanto nas tuas recordações!
    Muito bonito Joana. :)
    A Titi iria ficar orgulhosa.
    Um beijinho

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Querida Joana,
    que postagem mais linda e encantadora, e o melhor cheia
    de bons sentimentos e boas lembranças, parabéns!
    As avós e as bisas são sempre delicadas e carinhosas, e fazem
    tantas delícias.
    Não tenho mais as minhas comigo, mas ficam as boas lembranças e
    a saudade!

    Parabéns pela postagem e pela receita que ficou linda, rica
    e super deliciosa!

    Bjs, ótima semana!

    ResponderEliminar
  13. Joana,
    A tua história é linda, repleta de ternura e de uma nostalgia feliz. Abençoada tia-bisavó a tua que teve uma vida tão preenchida e foi tão amada!
    Tenho, aliás, um pressentimento de que os avós vão ser as estrelas desta edição.
    Obrigada pela participação e pela receita, que vai de encontro às práticas deste blogue e continua a visitar-nos no Pão de Cereais, há sempre novas receitas que te podem surpreender.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  14. Joana,

    Eu tambem tive a felicidade de conhecer o meu bisavo e a 3 mulher dele, que para mim era como se fosse a minha bisavo. Tambem tenho optimas recordacoes de belas tardes e noites passadas com eles. Adorei a tua historia tao bonita e carregada de boas vibracoes, fiquei emocionada e depois quando vejo que te inspiras-te numa receita minha para fazeres esta tua versao (que posso dizer que adorei) fiquei com um sorriso de orelha a orelha, fizeste o meu dia comecar mais feliz. Obrigada por isso.

    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que tenho que agradecer a partilha! Sem ela não chegava a esta maravilha!
      Adorei as almôndegas!
      Vou um dia experimentar com a batata (quando sobrar salada russa ;))
      Um grande beijinho e mais uma vez obrigada!

      Eliminar
  15. que linda história Joana :) Sem dúvida que a família é o mais importante :) e que vida feliz teve :)
    e as bolinhas devem ser uma delicia :) vou experimentar :) beijinhos

    ResponderEliminar
  16. São tão boas essas memórias, de infância, de quem nos ama.
    A família será sempre o nosso pilar, quem nos acompanha em emoções e em memórias.
    E adorei as bolinhas de atum e curgete, ficaram tão lindas com as sementinhas. Quero experimentar! As curgetes estão a crescer na horta!!
    Aproveita bem o dia de hoje, já sei onde vais estar, que inveja :) Depois conta tudo!! Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. A família é o nosso pilar, como diz a Ginja. São eles que ficam ao nosso lado nos bons e nos maus momentos.
    Essas bolinhas de atum parecem ser uma boa opção para a minha dieta! Gostei!
    Beijinhos e bom feriado

    ResponderEliminar
  18. Adorei esta receita! Vou experimentar sem duvida! Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Joana, as memórias de infâncias são as que mais me aquecem a alma :)
    Lembro-me imenso das férias passadas na aldeia em casa dos meus avós maternos e de fazer trinta por uma linha! E é óptimo poder recordar tudo isso!
    Não tive a tua sorte de ter avós a viver em Coimbra, por isso fui recambiada para o colégio e lá ficava à espera que os pais me fossem buscar :)
    Já tinha visto estas almôndegas de atum e achei-as fantásticas!!

    Beijinhos grandes querida*

    ResponderEliminar
  20. Olá Joana,

    Obrigada pela visita :)
    Adorei estas almondegas, têm um aspecto divinal

    ResponderEliminar
  21. Que lindas as tuas almondegas, com as sementes ficaram decerto uma delicia.
    O interior está uma delicia.

    Beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
  22. Post lindo, adorei, as almondegas estão perfeitas.
    beijocas

    ResponderEliminar
  23. Que bom, adorei a história :) Eu não cheguei a conhecer bem os meus bisavós, nem tios bisavós, penso eu :(
    As almôndegas ficaram lindíssimas, adoro as sementes de papoila em mistura com as de sésamo na apresentação ;)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  24. Joana,
    as fotos estão fantásticas, parece que tenho aqui esta delícias ao alcance das minhas mãos. Ficaram muito bem, lindas com as sementinhas e decerto saborosas.
    O teu texto está recheado de carinho e de certeza que a tua Titi iria gostar.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  25. Joana são boas recordações :)
    Gostei da apresentação das almôndegas. A mistura das sementes permitiu um aspeto muito sugestivo.

    ResponderEliminar
  26. Obrigada a todos pelos simpáticos comentários :)
    Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  27. Querida,

    Memórias eternas que nunca se desvanecerão...
    Memórias de outrora que serviram para enraizares valores e te tornares certamente numa bonita pessoa com principios, educação e saber estar, ainda que somente em escrita te possa "avaliar" !
    Fulcrais são as pessoas que, tal como a tua tia bisavó, te passaram recordações que não vais esquecer e que vais passar em frente aos teus...

    Belíssima participação no "Convidei para Jantar", já tinha mirado e admirado essas almôndegas no blog da querida Cacahuete e tu reproduziste-as numa versão fabulosa que me deixou perfeitamente desejosa de experimentar ! :)

    Aplausos, minha linda ! :)

    Beijinho muito grande para ti !

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  28. Maravilhosas, fantásticas e eternas recordações. Adorei o texto e a fabulosa convidada. Uma mulher com M grande, sem dúvida Joana essa tua tia avó. Dos biscoitos de garfo a estas gulosas almôndegas a diferença é grande mas de certeza que a convidada se deliciou e ficou extremamente orgulhosa. Parabéns querida, por este emotivo post.

    Bjnhos e uma semana fantástica.
    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar