13 de agosto de 2018

Panquecas de grão com salsa de milho, pepino, cebola e rabanetes


Quando comecei com as intolerâncias ao trigo comprei vários livros "gluten free" e alguns foram verdadeiros achados!
O "Chickpea flour does it all" foi a Inês (Ananás e Hortelã) que me falou dele enquanto comíamos um geladinho na Emanha depois de ir ver uma exposição fantástica dela! :) Falou nele e deixou-me com a pulga atrás da orelha!


Encomendei-o e não me arrependi! Já fiz tantas coisas que resultam sempre tão bem!
Estas panquecas são uma delícia :)
Simples, rápidas e super saborosas!
Juntamente com esta salsa fica um almoço leve e tão bom!


Receita baseada em "Chickpea flour does it all" - Lindsay Love - Spiced chickpea pancakes with charred corn and radish salsa - pag 120

Ingredientes:
Para a salsa:
- 1 chávena de milho
- 3 rabanetes
- 1/2 cebola roxa
- 1/2 pepino
- 1 pimento vermelho bebé
- coentros
- sumo de 1/2 limão
- sal
Para as panquecas:
- 180mL de leite de amêndoa
- 90g de farinha de grão
- 1 colher de chá de paprica
- 1/2 colher de chá de pimenta branca
- 1/2 colher de chá de cominhos
- 1 colher de sopa de azeite
- 1/2 colher de sopa de vinagre de sidra
- 1 ovo


Preparação:
1 - Picar a cebola roxa e cortar os rabanetes, o pimento vermelho e o pepino em pedaços bem pequeninos. Juntar o milho, os coentros picados e temperar com sal e sumo de limão. Misturar e reservar no frigorífico.
2 - Para as panquecas juntar o leite com o vinagre e deixar a mistura repousar por 10min.
3 - Numa taça grande misturar a farinha, a paprica, a pimenta branca e os cominhos.
4 - Adicionar o leite à mistura das farinhas, o azeite e o ovo e misturar bem. Deixar a mistura repousar durante 15-20min.
5 - Numa frigideira anti-aderente bem quente colocar um fio de azeite. Depois, adicionar 2 colheres de sopa da mistura para cada panqueca. Cozinhar durante cerca de 2min de cada lado ou quando se formam bolhas à superfície virar para cozinhar do outro lado.
6 - Colocar as panquecas num prato e cobrir com a salsa e mais coentros picados.


17 comentários:

  1. Uma receita bem interessante e com óptimo aspecto! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Oi Joana, bn!
    Que delícia de panquecas, hummm. Ah se eu pudesse pegar umas agora kkkkk
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar
  3. Oi, Joana!

    Que receita deliciosa! Lindas cores!!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  4. O aspeto é divinal. Não conheço o livro mas também fiquei curiosa.

    ResponderEliminar
  5. Ficaram tão bonitas estas panquecas e com este molho deve ser uma combinação bem interessante. A farinha de grão é feita com o grão seco na Bimby, por exemplo, ou já se compra feita?
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Olá, querida Joana!
    Fotos lindas, receita preciosa!
    Refeição completa, acho difícil alguém recusar.

    Beijos, fica com Deus ♥

    ResponderEliminar
  7. Ficaram lindas, que bom aspeto. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ficaram mt bonitas e essa salada para mim esta tudo perfeito bjs

    ResponderEliminar
  9. Eu não sou intolerante ao gluten mas sou à lactose e a outras coisas, vegetais pir exemplo, o que é um facto é que estou doente e são poucas as coisas que posso comer. A minha grande Vitória foi conseguir digerir iogurtes sem lactose, mas se forem iogurtes líquidos sem lactose já me fazem mal, vá se enterder isto!!
    Mas é uma óptima sugestão.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  10. Umas panquecas originais bem boas (parece-me).
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Que salsa colorida e linda! E acompanha bem outros pratos, tenho certeza! Amei.

    Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
  12. Que colorido! Tudo me pareceu delicioso. Beijinho Joana e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  13. Tem um excelente aspecto, deve ser uma refeição deliciosa.
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  14. Muito obrigada a todos pelos comentários.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  15. Oh que fixe!! Adoro esse livrinho e adoro-te mais a ti :)
    Temos de comer mais gelados juntas, só nos faz bem.
    E estas panquecas estão tão apetitosas e fofas, que só apetece mesmo petiscar e comer uma "pratada" delas!
    Um beijinho menina linda.

    ResponderEliminar