19 de março de 2018

Falafel de bacalhau com maionese de harissa


Agradam-me muito os sabores do Oriente!
Desde que fui para aqueles lados que o uso de especiarias se torna ainda mais do meu gosto!
Lembro-me na Turquia de usarmos imenso Sumac nas saladas! E que boas que ficavam!
Hoje trago-vos uns falafel! Uma receita que gosto muito!
Desta vez com bacalhau!
Ficaram perfeitos... e com esta maionese adorámos :)
Fiz para um almoço de amigos e não faltaram os elogios!
É uma receita para repetir várias vezes!
O uso dos sea fingers fez com que não usasse sal!


Receita baseada em: Fress - Emma Spitzer - Spiced cod falafel with harissa mayonnaise - pag 43


Ingredientes:
Para as bolinhas
- 200g de grão cozido
- 500g de bacalhau demolhado
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 1 mão cheia de coentros
- 1 colher de chá de salsa
- 2 colheres de chá de cominhos
- 2 colheres de chá de sumac
- pimenta cayenne
- sea fingers RiaFresh
- 50g de sementes de sésamo
Para panar:
- 1 ovo
- 40g de flocos de aveia (sem glúten)
- 40g de flocos de arroz
- 20g de queijo parmesão
Para a maionese:
- 6 colheres de sopa de maionese
- 1 1/2 colheres de sopa de harissa
- 1 colher de chá de alho em pó
- sea fingers RiaFresh cortados em tirinhas


Preparação:
Modo tradicional:
1 - Triturar os flocos de aveia, os flocos de arroz e o parmesão. Reservar.
2 - Cozer o bacalhau, retirar as espinhas e desfiar. Reservar.
3 - Cortar a cebola, o alho, os coentros, a salsa e os sea fingers em pedaços bem pequenos.
4 - Juntar o grão esmagado e temperar com cominhos, sumac, pimenta cayenne.
5 - Adicionar o bacalhau desfiado e as sementes de sésamo e misturar bem.
6 - Cobrir a mistura e colocar tapada no frigorífico por 30min.
7 - Moldar umas bolinhas do tamanho de uma noz passar no ovo batido e de seguida na mistura dos flocos com o parmesão. Reservar.
8 - Numa frigideira com um fio de azeite colocar as bolinhas e ir virando.
9 - Colocar os falafel no forno pré-aquecido anteriormente a 110º para que se mantenham quentes.


Num robot de cozinha/bimby:
1 - Começar por colocar os flocos de aveia, os flocos de arroz e o parmesão no copo e triturar 10seg/vel 9. Reservar.
2 - Cozer o bacalhau e retirar-lhe as espinhas. Colocar o bacalhau no copo e desfiar 3seg/vel inversa4. Reservar.
3 - No copo colocar a cebola, o alho, o grão cozido, os coentros, a salsa, os cominhos, o sumac, a pimenta cayenne e sea fingers e programar 15seg/vel 5.
4 - Juntar o bacalhau desfiado e as sementes de sésamo e programar 10seg/vel inversa 4.
5 - Cobrir a mistura e colocar tapada no frigorífico por 30min.
6 - Moldar umas bolinhas do tamanho de uma noz passar no ovo batido e de seguida na mistura dos flocos com o parmesão. Reservar.
7 - Numa frigideira com um fio de azeite colocar as bolinhas e ir virando.
8 - Colocar os falafel no forno pré-aquecido anteriormente a 110º para que se mantenham quentes.


25 comentários:

  1. Servia-me já de uns quantos!
    Que bom aspeto, Joana!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha ouvido falar por isso levo a receita!!!bj

    ResponderEliminar
  3. Nunca tinha ouvido falar por isso levo a receita!!!bj

    ResponderEliminar
  4. Deve ser um bom petisco!!
    :)

    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de falafel com bacalhau nunca comi mas tenho a certeza que ia gostar.
    A maionese agradou-me, uma excelente refeição.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  6. Devem estar tão bons, mesmo um piteu esses falafel, algo que gosto bastante mas de bacalhau nunca comi mas não me importava nada.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  7. Fico com esse pratinho todo para mim! Adoro petiscar e isto está perfeito! beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Wuaonh mas que maravilha deve ser mesmo mt bom e com bacalhau hui hui ja levo duas para comer logo bjs

    ResponderEliminar
  9. Amiga, que delícia é essa?
    Bem que eu comia uns 5 agora, hummmm! kkkk

    Bjssss e feliz semana p/vcs

    ResponderEliminar
  10. Querida Joana: um belo petisco e ficaram tão lindos e perfeitos! Devem desaparecer num instante.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Joana, eu adoro o tradicional bacalhau cozido com grão. Estas bolinhas lindas têm estes dois ingredientes e sendo aromatizadas com especiarias, têm tudo - tudo mesmo - para me agradar. O aspecto está mesmo delicioso, eu acho que não conseguiria parar de as comer...eheh
    Nunca fiz falafel, mas tenho alguma curiosidade. E quando fizer vou lembra-me com certeza desta maionese que deve ser divina.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Adoro falafel e este de bacalhau deve ser irresistível, tem um aspecto que me deixou de água na boca. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  13. Gosto tanto de falafel. Que delicia, tenho de experimentar.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/03/folar-de-amendoa-fit.html

    ResponderEliminar
  14. Ficaram lindas e apetitosas!!! Adorei essa receita, ótima dica para a Sexta Feira Santa que está se aproximando!!! Tenha uma ótima semana!!! Bjks

    ResponderEliminar
  15. Que bom aspeto. Nunca comi, mas não à nada como experimentar!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  16. Excelente aspecto, encantados com essas bolinhas!!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  17. Tem um ar delicioso. E sem glúten.
    Vou experimentar.
    Beijinhos

    www.paopaoqueijoqueijo.com

    ResponderEliminar
  18. Joana, o aspecto é absolutamente irresistível.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Sempre com maravilhosas receitas e sempre tão bem ilustradas!
    Beijinho enorme minha querida e doce Joaninha!

    ResponderEliminar
  20. Oi, Joana!

    Que delícia!! Ficaram perfeitos!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  21. De bacalhau nunca fiz... Mega tentada em experimentar!!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  22. Ola tudo bem?
    No momento que abri seu blog, ja estava com fome, e fiquei com mais fome ainda.
    Que delicia!!

    ResponderEliminar
  23. Parece-me petisco dos bons Joaninha!
    Adoro falafel e este de grão com bacalhau é divino, só pode.
    Perfeito para dipar nessa maionese de harissa.
    Sabores tão bons, com especiarias que nos fazem viajar num prato de comida. Tão bom. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  24. Muito obrigada a todos pelos comentários.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar