1 de dezembro de 2015

Panquecas de banana com mirtilos



Se há coisa que me sabe bem é o pequeno almoço de domingo!
Acaba por ser o único pequeno almoço que pode demorar horas :) O único em que é tomado em conjunto!
Acordar, sair da cama sorrateiramente e fazer umas panquecas saudáveis e saboreá-las à mesa numa conversa sem pressas! Sabe tão bem!
Estas panquecas são maravilhosas, suaves, com o açúcar da banana e com o crocante das nozes! Perfeitas para começar o dia!


Receita baseada em: A modern way to eat - Anna Jones - Banana, blueberry and pecan pancakes - pag 39

Ingredientes:
Para as panquecas:
- 70g de flocos de aveia
- 25 g de nozes
- 1/2 banana
- 1 colher de chá de fermento
- 100mL de leite
- 50g de mirtilos
Para servir:
- 1 banana
- 25g de nozes
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- mel
- 50g de mirtilos


Preparação:
1 - Triturar os flocos de aveia com as nozes.
2 - Bater o leite com a banana e com o fermento. Envolver com a mistura dos flocos de aveia.
3 - Pré-aquecer o forno a 140º.
4 - Colocar uma frigideira anti-aderente ao lume. Quando esta estiver bem quente adicionar uma colher grande da mistura das panquecas com uns mirtilos sobre ela. Quando ela começar a formar bolhas de ar virar. Repetir o processo para as restantes panquecas. Levar ao forno enquanto se prepara o restante.
5 - Numa frigideira com um pouco de óleo de coco colocar a banana fatiada e as nozes e um pouco de mel e deixar ao lume para caramelizar um pouco.
6 - Colocar as panquecas num prato e em cima colocar a banana e as nozes caramelizadas e os restantes mirtilos.
7 - Servir com um pouco de mel.




27 comentários:

  1. Antes de mais, dizer te que me apeteceu entrar no ecrã quando vi estas fotos!!! ehehe que aspecto guloso hmmm adorei!!! beijinhooos de saudades, avisando que estou de volta ao meu cantinho :) bom diaaaa

    ResponderEliminar
  2. Por aqui o pessoal adora panquecas...
    lindas as imagens
    Bom começo de dezembro
    janicce.

    ResponderEliminar
  3. Por aqui o pessoal adora panquecas...
    lindas as imagens
    Bom começo de dezembro
    janicce.

    ResponderEliminar
  4. Oi Joana
    aeastes dias atrás , eu estava com vontade de comer estas panquecas que são mais grossas que as brasileiras, e consegui pegando uma receita na internet, os mirtilos que ainda não comi estão caríssimos por aqui.
    beijinhos


    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Essas panquecas estão mesmo a pedir uma dentadinha

    ResponderEliminar
  6. Posso perfeitamente encaixar estas panquecas na minha dieta! Devem ser deliciosas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Oi Joana!
    Eu adoro panqueca e amo banana, então já sei que vou me deliciar com a sua receita.
    As fotos ficaram lindas!
    Bjssss amiga

    ResponderEliminar
  8. Que lindas fotos, essas panquecas devem ser deliciosas :)

    Beijinho

    Telma
    Cozinha pra 3

    ResponderEliminar
  9. Minha querida as tuas receitas cada vez me agradam mais!!! A escolhas dos ingredientes que fazes são cada vez mais semelhantes ao meus de eleição!!! Esta parece-me maravilhosa e sem dúvida perfeita para o pequeno almoço de domingo. Se bem que não sei se me aguento até lá para a testar!!!
    Obrigada minha querida por partilhares estas receitas maravilhosas aqui.
    Beijinho enorme, tem um bom dia!!

    ResponderEliminar
  10. Joana minha querida,
    Iniciar o dia saboreando essas delícias bom demais!
    Eu gosto de fazer nos finais de semana, pois na semana não temos tempo
    de tomar o nosso café da manhã juntos só nos finais de semana!
    Adorei as tuas panquecas e fotos tbm!

    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  11. Querida Joaninha,
    Acreditas que tenho essas panquecas marcadas para fazer?
    Embora não goste de pequenos almoços, adoro comida de pequeno almoço para almoços ou brunchs e para uma dessas ocasiões está marcada.
    As tuas, estão tão lindas, que só reforçaram ainda mais a minha vontade em fazê-las.
    Um beijinho querida,
    Lia

    ResponderEliminar
  12. Panquecas é o meu pequeno almoço favorito.
    Estas têm um aspecto delicioso ;)
    Beijinhos
    Cláudia
    http://vidadeprazeres.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Hummmmm!!! Lindas e com um sabor que se adivinha delicioso:)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Adoro panquecas!!! E estas estão de comer e chorar por mais ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Querida Joana: um pequeno -almoço de domingo maravilhoso! Nada como umas panquecas lindas e deliciosas para começar um dia de preguiça boa, sem pressas. Adorei!
    Bjn
    Márcoa

    ResponderEliminar
  16. Estao fantásticas, que bom aspeto, beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Apetitosas e saudáveis. Que bom...
    Mnham mnham!
    Bjinhos

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  18. também é ao domingo que tomo o pequeno almoço com o Tó, e é ao domingo que acordamos, conversamos, rimos, trocamos mimos... sabe tao bem!
    Como aposto que essas panquecas souberam... perfeitas para começar o dia!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Olá Joana!!
    Essa torre de panquecas está a me chamar...rsrsrs
    Simplesmente irresistível essa combinação!!
    Beijos!!! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  20. Sem dúvida Joana, os pequenos almoços de fim de semana, principalmente ao domingo, são para serem tomados em conjunto e sem pressas! Panquecas é uma óptima opção e estas tuas saudáveis estão com um ar divinal e super guloso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Pequenos almoços e brunches, ah venham eles!
    Adoro. Ou os lanches de domingo, com os amigos, são sempre cheios de tempo e coisas boas.
    Como estas lindas panquecas. Maravilha com tanta coisa boa, e banana e mirtilos.
    Não se pode pedir mais a um domingo pela manhã.
    Tenho essa receita marcada, gosto muito desse livro.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  22. Boa dia, Joana!
    Fantástica sugestão! Deliciosa e saudável! E fotos de criar água na boca! ;)
    Bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
  23. Que torre bem decorada! As panquecas devem ser perfeitas :)

    ResponderEliminar
  24. Muito obrigada a todos pelos simpáticos comentários.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  25. Olá Joana :)
    Adorei estas panquecas, a combinação banana/mirtilos é perfeita.
    Bjinhoos ♥

    ResponderEliminar