23 de abril de 2015

Risotto de salmão

Adoro risottos!
E é uma questão de tempo, de paciência e de muito amor na cozinha!
Um processo mais demorado, que exige que se vá mexendo! Mas enquanto isso o cheiro vai-se apoderando da cozinha e a vontade de o comer aumenta. A adição de queijo, a cremosidade, gosto tanto!
Segui a receita da Naida e ficou óptimo.


Receita adaptada de: frango do campo

Ingredientes:
- 600mL de caldo de cozer o alho francês
- 1 copo de alho francês
- arroz de risotto para 3 pessoas
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados.
- piri-piri
- 1/3 de copo de vinho
- 2 postas de salmão
- 1 limão
- azeite
- 50g de queijo parmesão ralado
- sal
- salsa
- cebolinho


Preparação:
1 - Colocar o alho francês a cozer. Deixar ferver durante algum tempo.
2 - Temperar o salmão com sal, sumo de limão e salsa. Grelhar e desfazer em lascas. Reservar.
3 - Noutra panela colocar um fio de azeite com a cebola e os dentes de alho e um pouco de piri-piri a gosto.
4 - Adicionar o arroz e juntar pouco a pouco o vinho. Mexer sempre até que este evapore. Acrescentar o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre.
5 - Juntar o salmão e o alho francês.
6 - Quando o caldo estiver praticamente evaporado juntar o queijo e um pouco de sumo de limão, envolvendo com cuidado.
7 - Retirar do lume e polvilhar com cebolinho e queijo ralado.


23 comentários:

  1. A tua sugestão podia perfeitamente ser o meu almoço de hoje. Ficou com ótimo aspeto. Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Adoro risotto, tenho de experimentar esta versão.

    ResponderEliminar
  3. Hello minha querida!
    Pra fazer um bom risoto tem que ter paciência e quanto mais cremoso mais gostoso
    ele fica. O seu ficou perfeito, deu fome e água na boca, hummmmmm...!

    Bjs no seu ♥

    ResponderEliminar
  4. adoro risotto e salmão, logo esse é um prato para mim maravilhoso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  5. Ai Joana nem imaginas como aqui em casa amamos risotto!!!
    Este parece-me muito bem, és uma querida sempre a partilhar coisas boas connosco.
    O teu prato e o teu pano são tão bonitos! Adoro os pormenores das tuas fotos são sempre de tão bom gosto!!
    Beijinho enorme querida, tem um bom dia!

    ResponderEliminar
  6. Por cá não se encontra arroz de risotto por isso é algo que eu nunca fiz. Mas a julgar pelo aspeto do teu deve ser muito bom!

    ResponderEliminar
  7. que maravilha Joana :) nunca mais voltei a fazer este risotto mas agora ao ver o teu post fiquei cheia de vontade :)um beijinho grande e muito obrigada**

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana!!!
    Essa cor linda que o salmão está dando ao prato ficou espetacular! Esta é uma opção que nunca pensei em fazer, obrigada por compartilhar conosco!
    Beijos e ótimo dia pra ti! =)

    ResponderEliminar
  9. Que risotto apetitoso! Gosto muito de salmão ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Tem um aspecto delicioso!!!! Eu nunca me aventurei a fazer risotto, apesar de gostar de cozinhar e experimentar fazer pratos novos. Tenho que perder este receio e atirar-me à tarefa, porque se o sabor corresponder ao aspecto, deve ser de comer e chorar por mais!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Gosto muito de risotto, de salmão nunca fiz , esse ficou com um aspecto super delicioso
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Que risotto bom, Joana! Esse é daqueles pratos que todos iram adorar aqui em casa, e que por acaso já não faço nenhum com salmão há bastante tempo. Fiquei com vontade :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Querida Joana: que prato tão bonito e apetitoso. É preciso realmente paciência e carinho para fazer uma refeição assim saborosa,mas a sensação de agradar à família deve valer o esforço.
    A loiça e o paninho também são muito bonitos e primaveris.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  14. Nunca comi, mas fiquei tentada em experimentar.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Nunca comi, mas fiquei tentada em experimentar.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Joaninha,
    se há coisa que me anima sempre a cozinhar (para além de um bolinho claro) são os risottos. Adoro arroz, sou muito arrozeira, e gosto da cremosidade de um risotto, de o ir mexendo e mexendo e o vendo criar goma (até me cresce água na boca!).
    Perfeito, com o salmão e o alho francês.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Tenho de fazer! Esse parece maravilhoso :)

    ResponderEliminar
  18. Joaninha, parece um verdadeiro prato gourmet... Vou ter de experimentar:) Uma boa semana, beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Joana; que belo prato!
    Bom começo de semana.
    Abraços
    Janicce.

    ResponderEliminar
  20. Joana; que belo prato!
    Bom começo de semana.
    Abraços
    Janicce.

    ResponderEliminar
  21. Que aspecto maravilhoso, está mesmo muito apetitoso!

    ResponderEliminar
  22. Obrigada a todos pelos comentários!
    Um beijinho

    ResponderEliminar