9 de janeiro de 2014

Bolo simples de amêndoa

Os meus 27!

prazer a cozinhar - Bolo simples de amêndoa

Se o ano passado o pensamento foi "Estou mais perto dos 30 que dos 20!" este ano na véspera comecei por ouvir o meu irmão dizer "Estás quase uma trintona"! O J. por outro lado diz que a partir de certa idade quando fazemos anos rejuvenescemos e não envelhecemos. Quero acreditar que sim!
Os 26 foram óptimos... muitas mudanças, mudanças felizes, um sorriso de orelha a orelha a encarar o futuro :) Espero que os 27 continuem felizes junto dos que amo e junto a vocês que tantas alegrias me têm dado nos últimos (quase) dois anos!
O meu irmão ofereceu-me um livro da Nigella que não tinha e escolheu um dos bolos para eu fazer para os meus anos, não o dos parabéns, mas um bolo simples :)
O outro bolo trarei numa próxima :)

prazer a cozinhar - Bolo simples de amêndoa

Receita adaptada de: Prazeres Divinos - Nigella Lawson - Bolo simples de amêndoa - pág 6

Ingredientes:
Para o maçapão
- 120g de açúcar
- 120g de amêndoa ralada sem pele
- 1 colher de chá de amêndoa amarga (licor)
- 1 clara
Para o bolo:
- 225g de manteiga amolecida
- 150g de açúcar
- 6 ovos grandes
- 150g de farinha com fermento
Para decorar:
- açúcar em pó
- frutos vermelhos

prazer a cozinhar - Bolo simples de amêndoa

Preparação:
1 - Para o maçapão colocar numa taça o açúcar e a amêndoa e misturar. Juntar o licor e a clara com as mãos e misturar, formando uma pasta. (Eu fiz na véspera).
2 - Cortar a manteiga aos pedaços e o maçapão e misturar juntamente com o açúcar.
3 - Acrescentar os ovos, um de cada vez, e misturar bem.
4 - Por fim juntar a farinha.
5 - Colocar numa forma redonda untada e polvilhada e levar ao forno a 170º cerca de 40 minutos.
6 - Tirar do forno, polvilhar com açúcar em pó e, quando estiver frio colocar os frutos vermelhos no buraco.

prazer a cozinhar - Bolo simples de amêndoa

33 comentários:

  1. Adoro bolos com amêndoa e frutos vermelhos nem digo nada...
    Este ficou lindo .
    Muitos parabéns
    bj

    ResponderEliminar
  2. Querida Joana,
    belo presente vc recebeu do teu irmão, felicidades pelos 27 anos!
    Você é uma pessoa, doce, linda por dentro e por fora!
    O bolo ficou com um aspecto delicioso, as fotos estão lindas!

    Beijos, sucessos sempre ♥

    ResponderEliminar
  3. Parabéns!
    Este bolinho ficou lindo com esses frutos vermelhos a volta...
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Que lindo ficou, tão apetitoso e bem simples como adoro!

    ResponderEliminar
  5. Simples e tão rico! Ficou lindo lindo! :)
    Muitos parabéns!

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  6. Pode ser simples, mas o aspecto é fantástico

    ResponderEliminar
  7. Parabéns querida Joana e ainda estás longe dos 30, mas olha, se te servir de consolo, os meus 30, todos, foram os melhores anos da minha vida!!
    O bolo é magnífico e lindo e esse livro é um espectáculo e recheado de tentações.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns, Joana!
    Este foi, sem dúvida um bolo lindo e certamente delicioso para comer nesta dia...
    Beijinhos e felicidades!

    ResponderEliminar
  9. ainda te falta um bocadinho para chegares aos trintas ;)
    Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  10. Olá, tudo bem?
    Meu nome é Alfredo e represento o Portal Teia, estou selecionando blogs de qualidade para fazerem parte do nosso novo agregador de links, e adorei seu espaço, tem muita informação e entretenimento, se interessar é só nos visitar e começar a enviar seus links, é simples e grátis.
    Não perca essa oportunidade.
    Até mais e um ótimo começo de ano pra você, sua família e seus leitores.

    ResponderEliminar
  11. Joana querida,
    muitos parabéns por mais um aniversário, eu sou mais velha que tu uns meses e realmente sinto o mesmo que tu:)
    Oh não sei se o teu irmão é mais novo que tu, mas se for revejo-me em ti nas tuas palavras, pois o meu irmão mais novo é que escolhe e avalia muitos dos bolos que faço e ele é que me diz se devo ou não colocar no blog é um guloso, no Natal ofereceu-me os livros da Mafalda mas já estão marcadas algumas receitas:)
    Esse livro da Nigella é fantástico e já fiz esse bolo, fica leve, e nada seco e o sabor de amêndoa é tão guloso, está muito lindo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. mtos parabens e o que eide dizer eu que fiz no dia 7 mtos mais que tu hehehe adorei o teu bolo ele esta 5* bravo bjs bs

    ResponderEliminar
  13. Ummmmmmmm delicioso¡¡¡, me encantan los bizcochos con almendra, besos

    ResponderEliminar
  14. Simples, lindo e delicioso! Perfeito :)
    Muitos parabéns (duas vezes)!
    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  15. Muitos Parabéns, Joana! Que bolo tão lindo, e delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Também faço 27 este ano, não sei se contigo aconteceu o mesmo mas a mim parece-me que depois dos 20 o tempo voa!

    O bolo está uma delicia! :)

    ResponderEliminar
  17. Muitos Parabéns!!! Também faço 27 anos este ano (: estou a ficar velhota Lol
    O teu bolinho está lindo e deve estar tão bom
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá boa noite,
    Muitos parabéns, muitas felicidades! Que este ano lhe traga saúde e alegria!
    Por vezes as coisas simples são as melhores, o bolo está 5*!
    Bjs e bom fim semana.

    ResponderEliminar
  19. Que bolinho lindo, Joana! Para momentos especiais gosto de bolos mais elaborados mas adoro de paixão bolos simples assim e o teu ficou mesmo bonito!
    Mais uma vez parabéns :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  20. Muitos Parabéns, Joana! Pelo lindo bolinho, e, sobretudo, pelos 27 anos!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Muitos parabéns.

    Esse bolo ficou uma delícia. Que aspeto maravilhoso.

    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Querida Joana!
    Uma vez mais te desejo muitos parabéns :)
    A idade não conta, o que conta é a atitude e o espírito hehe, é o que mentalizo desde que já passei os 30!
    Esse livro da Nigella é uma perdição e acho que escolheste bem o bolo.
    Perfeito com massapão, que bom!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Muitos parabéns querida, em 1º lugar!!!
    Este teu bolinho ficou mesmo super perfeito, adoro :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Quando os trintas estão chegando dá um friosinho na barriga mas
    depois passa e como eu agora começa o friozinho na barriga pelos 40.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  25. Que delicia. Ficou com lindo
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Olá Joaninha,
    tenho esta receita marcada há tanto tempo no livro da Nigella, mas outras vão surginho...
    Ver aqui o bolo de amêndoa é um prazer redobrado, porque além de, pelos ingredientes saber que é super saboroso, ao ver as tuas fotos a vontade de o fazer aumentou :)
    Acredita que o teu bolinho ficou bem mais bonito que o da Nigella :) pelo menos a minha gula já me atacou :)
    Que a felicidade seja rotina na tua vida :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  27. Ficou lindo e os 27 é uma idade linda :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Querida,

    Uma vez mais te desejo tudo de bom na tua Vida !
    Muita saúde, muita alegria, muitos sorrisos ! :)
    Lindo, lindo esse teu bolinho, tão fantástico na sua simplicidade que torna a Vida mais doce !
    Adorei, amiga, um grande beijinho para Ti !

    Isabel
    Blog do Chocolate
    Brisa Maritima

    ResponderEliminar
  29. Muitas vezes as coisas mais simples são as mais bonitas, bjs

    ResponderEliminar
  30. Adorei :) ingredientes e aspecto de aguçar a gula!
    Com o que poderemos substituir o chá de amêndoa amarga?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caso não tenha licor de amêndoa pode simplesmente omiti-lo da receita.
      Beijinhos

      Eliminar