26 de abril de 2016

Sopa com ervilhas de quebrar



Sempre fui adepta de sopas o ano inteiro!
Não é o calor que as faz desaparecer da minha rotina :)
E à noite não falta a sopinha!
Os dias tinham andado chuvosos e as noites continuavam frias e de facto era o que sabia melhor!
Mas pelos vistos a primavera veio agora, com um sol lindo e já mais quentinha!
Deixo-vos uma sopa diferente, que gostei muito! Tinha comprado muitas ervilhas de quebrar que ficaram óptimas na sopa, dão um toque crocante e delicioso!


Ingredientes:
- 3 + 1 dentes de alho
- 1 cebola
- 1 alho francês
- 1 courgette
- 1 couve flor
- 2 + 1 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de chá de sal
- 100g +150g de ervilhas tortas sem o fio


Preparação:
1 - Colocar um tacho com azeite ao lume e refogar o alho e a cebola.
2 - Juntar o alho francês, a courgette, os ramos da couve flor e 100g das ervilhas e deixar um bocadinho ao lume.
3 - Juntar água (2,5L) e deixar ferver por uns minutos. Temperar com sal.
4 - Quando os vegetais estiverem tenros triturar tudo com a varinha mágica.
5 - Partir as ervilhas tortas em 4 ou 5 e, na altura de comer a sopa (ou de a aquecer) salteá-las numa frigideira com azeite e alho, para que fiquem estaladiças. Colocar sobre a sopa.
6 - Servir com croutons.


21 comentários:

  1. Foi ainda há pouco tempo que provei pela primeira vez sopa de ervilhas. Como grande fã de ervilhas que sou, claro que adorei! :) Foi a minha mãe que fez e depois serviu com ovo escalfado e pedaços de bacon frito. A tua está bem apetitosa. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. És cá das minhas, também há sopa quase todos os dias, o ano inteiro! Gosto bastante de sopa de ervilhas sejam normais ou de quebrar! Ainda por cima adoro a cor viva e linda com que ficam! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ai como eu gosto de sopa de ervilhas, é mesmo a única que gosto sempre e agora fiquei com vontade de comer :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  4. Mnham, mnham,.... perfeita. Adoro ervilhas. Sugestão primaveril :)
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Joaninha somos duas fãs de sopa pelo que vejo. Aqui em casa a sopa come-se sempre em qualquer estação do ano.
    Muito obrigada por esta receita, já andava há algum tempo para fazer uma sopinha de ervilhas visto que estamos no tempo delas, mas todas as que tenho encontrado levam bacon e eu queria uma receita sem "carne".
    Beijinho enorme minha querida, desejo te uma excelente semana,.

    ResponderEliminar
  6. Joaninha querida,
    Como sabes, também adoro sopas e esta tua está mesmo como eu gosto e tem sabores que adoro, além da tal "segunda dimensão " (topping) que adoro nas sopas.
    Um beijinho querida,
    Lia

    ResponderEliminar
  7. Oi Joana!
    Eu gosto demais dessa ervilha, mas nunca experimentei em sopa (uso mais a seca). P/mim também não tem tempo certo p/me deliciar com uma bela sopinha kkk
    Vou levando a sua receita.
    Bjsssssssss amiga

    ResponderEliminar
  8. Joana minha linda,
    Eu tbm aprecio sopas em todas as estações, no calor eu prefiro sopas frias, principalmente à noite.
    Essa receita ficou 10, as fotos estão lindas!

    Beijinhos, ótima semana! ♥

    ResponderEliminar
  9. Querida Joana: eu não dispenso sopa nem de verão. A tua sopa está bem cremosa e com uma cor linda! Adoro ervilhas tortas e hei de experimentar fazê-las assim . Deve ficar tão boa!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  10. Querida Joana :)
    Como adoro estas lindas ervilhas e também me iria deliciar com esse creme verde, e tentador. Estamos em sintonia... tenho também essas verdinhas para publicar, mas não em sopa. ficaram lindas as fotos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Eu gosto de sopa....mas não tipo creme.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Que bela sopinha.
    Eu também como sopa o ano inteiro. Fui habituada assim.
    Que fotos lindas Joana. Apetece agarrar já na colher.
    Um beijinho,
    Sarinha.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
  13. Cá em casa as sopas também são presença à mesa durante todo o ano. gostei muito da tua sugestão. Bjs

    ResponderEliminar
  14. Curiosamente comi ervilhas de quebrar hoje! Adoro :)
    Esta sopa deve ser uma delícia!
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  15. que bela sopa, deve estar cheia de sabor, eu em casa é sempre sopa no jantar.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  16. Adoro estas ervilhas, não é por acaso que os ingleses lhes chamam sugar snap peas :D tão boas ^_^

    ResponderEliminar
  17. O quanto eu adoro ervilhas de quebrar! Em sopa nunca usei, deve ficar uma delícia :D Também sou fã do prato todo o ano :)

    ResponderEliminar
  18. Adoro sopa de ervilhas mas esta tem especial bom aspeto :)

    Venus in FleursZara Giveaway

    ResponderEliminar
  19. Muito obrigada a todos pelos simpáticos comentários.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  20. Fotos lindas!
    Eu sou como tu, como sopa todo o ano, e mesmo no verão e quando vou de férias quero sempre comer sopinha. Quente ou fria.
    Gosto tanto destas ervilhas, a primeira vez que as comi foi com uma amiga minha muito querida, e lembro-me sempre dela quando como destas ervilhas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar